Em corrida tumultuada, Shell marca pontos com seus três pilotos no Velopark

A instabilidade do tempo na região de Nova Santa Rita (RS) tumultuou a prova de abertura da Stock Car, mas os três pilotos da Shell que participaram da corrida somaram pontos, com Ricardo Zonta em 11º lugar, Gaetano di Mauro em 14º e Galid Osman na 20ª colocação.

O desfalque da Shell V-Power foi Átila Abreu, vetado pelos médicos após a descoberta de uma fissura na vértebra L2 por um acidente no sábado. O sorocabano, que ganhou o prêmio do Fan Push e teria um disparo adicional do botão de ultrapassagem, teve alta do hospital em Porto Alegre onde passou a noite e voou de volta para São Paulo antes mesmo da largada.

“Sábado saí da pista com dor nas costas e, depois de passar por exames, foi constatada uma fissura na vértebra L2, e os médicos não me autorizam a competir. Obrigado ao Dr. Dino Altmann, Dr. Alexandre Fucks, Dr. Dorival Carlucci e toda equipe medica que fez o ótimo atendimento e me deu todo o suporte. Obrigado também a todos que mandaram mensagens e votaram em mim no Fan Push. Tive de fazer um pit stop não programado, mas voltaremos ainda mais motivados no Velo Città”, disse Átila Abreu.

Mesmo com todos os pilotos usando pneus slicks, a largada se deu atrás do safety car já que havia alguns pontos do asfalto ainda úmidos. No começo, os pilotos da Shell mantiveram suas posições, com Gaetano em sexto, Zonta em oitavo e Galid em 17º.

“Na corrida, na terceira, quarta volta, quando o pneu novo começou a desgastar, ficou muito difícil de guiar o carro. Por muitas voltas tentei permanecer no traçado, mesmo assim, a traseira me levava para fora, e virei passageiro dos outros carros”, disse Zonta.

Na volta 18, começou a garoar, e o safety car entrou na pista após um acidente, quando Gaetano era o sétimo, Zonta, o 12º, e Galid, o 16º. A relargada foi dada faltando 24 minutos para o fim, e a chuva apertou logo em seguida, no momento em que foi aberta a janela obrigatória para a troca de pneus.

“Vinha num bom ritmo, estava em 16º depois de largar de 18º. Eu estava atrás de um trenzinho de seis, sete carros, num ritmo muito bom. Mas começou a chover e parei logo, o que na hora foi muito acertado, iríamos nos dar muito bem. Mas logo depois parou de chover e fui muito penalizado, só me restou seguir na pista. Tentei colocar o pneu slick no fim, mas não deu tão certo. De qualquer forma, saí com um pontinho, agora é pensar no restante do campeonato”, disse Galid.

Depois da confusão criada nos boxes quando a maioria dos pilotos entrou ao mesmo tempo, Di Mauro e Zonta passaram a andar juntos, em décimo e 11º, e Galid ficou em 19º. Naquele momento, a maioria absoluta dos pilotos estava com pneus para pista molhada, incluindo os três da Shell.

No entanto, a chuva rapidamente parou, e os pneus com ranhuras de todos os pilotos começaram a se deteriorar. Galid fez uma segunda troca para recolocar os pneus slicks e ficou em 20º, enquanto Zonta ainda terminou em 11º, três posições à frente de Gaetano.

“Quando abriu o pit, coloquei pneu de chuva, o que para aquele momento era a estratégia. Mas depois de dez voltas já secou de novo, talvez a estratégia mais certa fosse parar. Agora é fácil falar, mas podia voltar a chover. Saí daqui com pontos muito importantes e vamos trabalhar para conhecer melhor os pneus novos para a próxima corrida”, disse Zonta.

A próxima etapa será disputada dia 5 de maio, no Velo Città, em Mogi-Guaçu. Será a primeira rodada dupla do campeonato.

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE SANYA | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 6ª etapa

 

Fórmula 1 anuncia o Brasil como uma das sedes do “F1 Festival” em 2019

 

Confira o GRID COMPLETO da temporada 2019 da COPA TRUCK:

 

F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:

 

F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:

 

F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:

 

F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: