Rally da Austrália define campeão da temporada 2018

Vai terminar uma das temporadas mais competitivas da história do Mundial de Rally. O francês Sébastien Ogier, o belga Thierry Neuville e o estoniano Ott Tänak decidem neste fim de semana, nas florestas da região de Coffs Harbour, na Austrália, a 500 km de Sidney, quem será o campeão do WRC em 2018.

Difícil prever qualquer desfecho em um cenário que traz tanto equilíbrio. Ogier soma quatro vitórias e lidera o campeonato com 204 pontos, ao volante de um Ford Fiesta WRC. Neuville ganhou três vezes e está em segundo lugar, com 201 pontos, botando todas as fichas Hyundai i20 Coupe WRC que conduz pelas trilhas do mundo.

Tänak é quem tem as menores possibilidades. Apesar de ter vencido quatro vezes no ano, faltou regularidade e agora ele ocupa a terceira posição na tabela, com 181 pontos, mantendo vivas suas chances matemáticas. O carro dele é um Toyota Yaris WRC, o que confere um charme ainda maior para a decisão do campeonato.

São três montadoras diferentes representadas nesta briga.

“Eu estou no meio de uma luta muito, muito grande, e é claro que eu vou dar o meu melhor pra ganhar este título de novo”, comenta Ogier, que é pentacampeão mundial de rali. Ganhou todos os campeonatos desde 2013, o que faz dele o segundo maior campeão de todos os tempos (só perde para o xará Sébastien Loeb, que tem nove conquistas).

Por outro lado, Neuville não aguenta mais ficar em segundo lugar. Sério, foram quatro vices: 2013, 2016, 2017 e 2018. “Depois de tanto tempo batendo na trave, chega uma hora que você percebe que não tem mais nada a perder. Eu vou com tudo em busca desse título, porque sei a importância que ele tem pra mim”, destaca o piloto belga.

É bom mesmo que eles estejam todos muito bem preparados: das 24 especiais (como são chamados os trechos do rali) programadas para o fim de semana, 16 são novas.

A Red Bull TV vai mostrar cada detalhe da decisão do título do WRC por meio de um programa especial diário, exibido sempre às 09h00 no horário de Brasília. O canal também transmite uma das especiais ao vivo na sexta-feira, 16, a partir das 22h45. O conteúdo fica disponível para ser visto a qualquer momento, no formato on demand.

 

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (12 DE 13 ETAPAS)

1. S Ogier 204pts
2. T Neuville 201pts
3. O Tänak 181pts

 

Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:

Stock Car no Salão do Automóvel: 40 anos de história e revolução. Confira o teaser: