Ott Tanak vence na Finlândia e aumenta diferença de pontos

Ott Tänak garantiu a vitória no Rally da Finlândia no domingo, para aumentar a diferença entre ele e seus rivais, à frente do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

Sua terceira vitória nos últimos quatro rallys, a 25,6s do herói da casa Esapekka Lappi, abriu uma vantagem de 22 pontos sobre o campeão reinante Sébastien Ogier, em sua busca pelo seu primeiro título.

O sucesso de Tänak baniu as memórias do desapontamento da última vez na Itália, quando a direção quebrada de seu Toyota Yaris, o privou da vitória a poucos quilômetros da chegada.

A Finlândia é o evento mais rápido no calendário do WRC. Estradas suaves de cascalho que serpenteiam ao redor de florestas e lagos próximos a Jyväskylä, saltos altos e curvas cegas exigem bastante dos pilotos e navegadores, e o encontro deste ano não decepcionou.

Ajudado por milhares de torcedores estonianos que cruzaram o Mar Báltico para apoiá-lo, Tänak minimizou a desvantagem de abrir as ruas escorregadias de sexta-feira, para lutar com unhas e dentes com os colegas Jari-Matti Latvala e Kris Meeke, e o piloto da Citroën C3, Lappi.

Frações de segundo separaram o quarteto, até que Latvala e Meeke atingiram a mesma pedra no sábado e abandonaram, enquanto Lappi não conseguiu igualar o ritmo de Tänak.

Tänak garantiu a pontuação máxima no domingo, ao vencer o Wolf Power Stage para ganhar cinco pontos de bônus.

“Foi um grande fim de semana. Acredito que a pausa de verão chegou na hora certa, pois fiquei muito arrasado depois da Itália. Agora temos o resultado perfeito e precisamos continuar da mesma maneira. Ainda há cinco etapas pela frente, então há um grande trabalho a fazer”, disse ele.

Em segundo lugar, o vencedor do rally de 2017, Lappi, representou um retorno bem-vindo à sua forma após uma temporada fraca. Ele terminou 7,6sec à frente de Latvala, que se recuperou no domingo, depois de sua escapada que perfurou um pneu traseiro.

Andreas Mikkelsen foi outro que redescobriu seu ritmo. Pilotando um Hyundai i20, ele superou Ogier por 2.7s para terminar em quarto. Ogier estava adoentado nos últimos dois dias, mas conseguiu superar Craig Breen.

Breen impressionou em sua primeira etapa no WRC em um i20, e o irlandês ajudou ao companheiro de equipe, Thierry Neuville na disputa pelo título. Ele deliberadamente sofreu uma penalidade de 20s, permitindo que Neuville o deixasse em sexto e marcasse pontos extras.

O campeonato retorna ao asfalto na Alemanha, no final deste mês pela primeira vez desde março. O ADAC Rallye Deutschland será sediado no Bostalsee de 22 a 25 de agosto.

 

Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/F9GwK1YT4yACqHsym6pqu8

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – PORSCHE CUP BRASIL | ETAPA ESTORIL 2019 | MELHORES MOMENTOS:

 

Assista ao forte acidente de Dennis Dirani na etapa da Porsche Cup em Estoril:

 

Fórmula E: Como pilotos e equipes se comunicam:

 

Eurofarma terá quatro carros e Di Grassi na Corrida do Milhão da Stock Car:

 

ePRIX de NOVA YORK corrida 2 | Melhores momentos | Fórmula E 2018/19 – 13ª etapa:

 

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

 

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: