Regras para Hipercarros do WEC ratificadas pela WMSC para 2020

O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, concordou com as novas regras de Hipercarros do Campeonato Mundial de Enduro para a temporada de 2020/21.

As máquinas de primeira linha serão baseadas em supercarros ‘de rua’, com as regras exigindo que tanto o motor de combustão interna quanto o sistema de recuperação de energia do eixo dianteiro, sejam baseados em unidades “destinadas a um carro de produção em série homologado para uso na rua”.

Para se qualificar, o fabricante deve produzir 25 carros equipados com o mesmo motor e sistema de recuperação de energia, até o final do ano seguinte à conclusão da temporada do WEC em que foram utilizados.

Este número aumenta para 100 unidades após o final da segunda temporada.

Modificações no motor são permitidas, embora não o bloco e a cabeça do cilindro, enquanto o sistema de recuperação de energia deve permanecer o mesmo durante toda a temporada.

Espera-se que esses “hipercarros”, que devem receber um nome oficial, produzam cerca de 950 cavalos de potência, quando o motor e o sistema híbrido forem combinados.

Um limite de custo de € 3 milhões (2,6 milhões de libras, US $ 3,4 milhões) foi estabelecido para o fornecimento de sistemas ERS de fabricantes a equipes de clientes, e um limite máximo de fornecimento para três equipes sem permissão especial da FIA.

Os carros, que substituirão as atuais máquinas da categoria LMP1, serão ligeiramente maiores em comprimento e largura, em 350mm e 100mm, respectivamente. O peso mínimo também foi aumentado para 1040 kg, um aumento de 165 kg em relação às máquinas da LMP1.

As regras também permitem o uso de dispositivos aerodinâmicos móveis, atualmente proibidos.

Como as atuais classes de supercarros GTE Pro e AM, um lastro será incluído no nível superior para garantir uma concorrência acirrada.

Isto será baseado nos pontos marcados nas corridas anteriores, com cada ponto no total de uma entrada, valendo uma adição de peso de 0,5 kg, até um máximo de 50 kg.

 

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