Bruno Senna e equipe conquistam as 6 Horas de Silverstone

A estreia de Bruno Senna no WEC – Campeonato Mundial de Endurance – não poderia ter sido melhor. Ao lado do alemão Stefan Mücke e do britânico Darren Turner, Bruno ajudou a Aston Martin a conquistar uma incontestável vitória na classe GTE Pro das 6 Horas de Silverstone, prova que abriu a temporada neste domingo no tradicional autódromo inglês. O Vantage V8 da marca que está completando 100 anos em 2013 largou na pole, liderou do início ao fim e ainda estabeleceu a volta mais rápida da categoria. O trio completou a prova depois de 171 voltas, uma a mais que o segundo colocado, a Ferrari F458 do japonês Kamui Kobayashi e do finlandês Toni Vilander.

Bruno já havia subido ao alto do pódio de Silverstone na Fórmula 3 e na Fórmula GP2. Neste domingo, foi encarregado do terceiro turno de pilotagem – Mücke largou e depois cedeu o cockpit a Turner. Bruno recebeu o carro na ponta e manteve a posição, apesar da repentina mudança das condições climáticas – uma breve chuva molhou a pista – assim que assumiu o volante. “Dei oito voltas na chuva sem praticamente nenhuma experiência anterior com esse carro, mas felizmente ela parou logo. A equipe fez um ótimo trabalho e merecemos esta vitória. Queremos ganhar o campeonato e começar assim foi um grande resultado”, comemorou.

A primeira das oito etapas do segundo ano do Mundial de Endurance parece comprovar a previsão de Bruno, que espera uma disputa intensa até o final do ano com as Ferrari e as Porsche 911 RSR. Todos os carros cruzaram a linha de chegada, os problemas mecânicos foram quase desprezíves e as diferenças foram pouco significativas para uma prova de longa duração. O calendário voltará a ser movimentado novamente no dia 4 de maio em Spa (Bélgica), palco de novo desafio de seis horas.

Entre os supervelozes protótipos da LMP!, o escocês Alan McNish, o dinamarquês Tom Kristensen e o francês Loic Duval comandaram a dobradinha do Audi R18 e-tron quattro, percorrendo a distância total em 197 voltas e superando o segundo carro da fábrica alemã – dividido por Lotterer-Tréluyer-Fassler – por menos de quatro segundos. A outra vitória brasileira do dia foi alcançada por Antonio Pizzonia com o Oreca-Nissan da LMP2, juntamente com os ingleses James Walker e Tor Graves.

O resultado das 6 Horas de Silverstone na classe GTE Pro:

1 – Aston Marting Racing – Darren TURNER, Stefan MÜCKE, Bruno SENNA – Aston Martin Vantage V8 – 171 voltas

2 – AF Corse – Kamui KOBAYASHI, Toni VILANDER – Ferrari F458 Italia – a 1 volta

3 – Aston Marting Racing – Paul DALLA LANNA, Frédéric MAKOWIECKI, Pedro LAMY – Aston Martin Vantage V8 – a 1 volta

4 – Porsche AG Team Manthey – Marc LIEB, Richard LIETZ, Romain DUMAS – Porsche 911 RSR – a 1 volta

5 – AF Corse – Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA, – Ferrari F458 Italia – a 1 volta

6 – Porsche AG Team Manthey – Jörg BERGMEISTER, Patrick PILET, Timo BERNHARD – Porsche 911 RSR – a 3 voltas

Por MF2