Controvérsia sobre a Mercedes no evento ESports Pro Series

Brendon Leigh e Daniel Bereznay ajudaram a Mercedes a obter uma grande vitória no segundo evento da F1 Pro Series, mas não foi sem controvérsia.

Leigh, que conquistou o primeiro título de ESports na Fórmula 1 em 2017, conquistou a vitória nas duas primeiras corridas do dia, em Paul Ricard e em Silverstone.

O companheiro de equipe, Bereznay, venceu a última corrida do dia, realizada no histórico circuito de Spa-Francorchamps.

O evento não foi sem a sua controvérsia, como houve uma revisão oficial dos fiscais para o resultado da primeira corrida.

Leigh, que havia largado da pole em Paul Ricard, forçou Frederik Rasmussen, da Toro Rosso, a sair da pista na penúltima volta da corrida.

Uma penalidade de cinco segundos depois da corrida, levou o britânico para a sexta posição, mas ele acabou sendo reintegrado depois que a Mercedes recorreu da decisão.

Rasmussen acredita que “deveria ter sido uma penalidade com certeza”, pois sentiu que ele foi ilegalmente forçado a sair da pista.

A dupla teve um contato na penúltima volta da corrida de Silverstone, enquanto lutava pela liderança, com Leigh ultrapassando o piloto dinamarquês na Stowe.

A terceira e última corrida do dia viu Daniel Bereznay começar na pole position e vencer na Bélgica.

Ele foi ultrapassado por Rasmussen na volta de abertura, mas voltou a passar o dinamarquês pelo Kemmel Straight, duas voltas mais tarde e passou a comandar para a vitória.

Por trás disso, o caos se seguiu na última volta. Joni Tormala, da Red Bull, terminou em segundo, depois de ultrapassar Fabrizio Donoso Delgado, com três carros batalhando na linha de chegada, pelo último lugar no pódio.

Rasmussen ultrapassou Leigh na chicane Bus Stop, para ficar em terceiro, com Salih Saltunc da Sauber cruzando a linha com o mesmo tempo de corrida que o piloto da Mercedes, e ficou em quarto, por seus problemas.

Apesar de terminar apenas em quinto na corrida final, Brendon Leigh, lidera confortavelmente o Campeonato, tendo vencido quatro das seis primeiras corridas.

Por outro lado, foi um dia ruim para o vice-campeão do ano passado. O piloto da Hype Energy eForce India, Donoso Delgado, foi penalizado nas corridas de Silverstone e Spa.

Leigh está agora com 43 pontos de vantagem sobre o seu rival mais próximo, Frederik Rasmussen, enquanto a Mercedes tem uma vantagem de 71 pontos sobre a Toro Rosso no campeonato de Construtores.