Speedpark será sede do primeiro Mundial de Kart no Brasil em 2020

Maior competição do kartismo mundial deverá ser realizada em outubro do ano que vem em Birigui (SP)

O Brasil será palco do Mundial de Kart pela primeira vez em sua história em 2020. A competição está prevista para acontecer em outubro no Speedpark, complexo voltado ao kartismo em Birigui, no interior de São Paulo.

Após muitas conversas e negociações com FIA, o governador João Doria, em um vídeo no Instagram, confirmou a realização da competição ao lado de Felipe Massa, Cacá Bueno e Ricardo Gracia, proprietário do kartódromo. Os representantes estiveram reunidos nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O próximo passo é aguardar o anúncio oficial da própria FIA.

“Estaremos trazendo equipes do mundo todo, ajudando o kartismo brasileiro a formar novos campeões e, quem sabe, neste portal de entrada para a Fórmula 1”, diz Doria, que sempre mostrou ser fã de Ayrton Senna.

João Doria, Felipe Massa, Ricardo Gracia e Cacá Bueno – Foto: Gov. de SP

Presidente da Comissão Internacional de Kart CIK-FIA e piloto da Fórmula E, Massa exaltou o esforço de todos para trazer a competição ao País.

“Eu acho que a importância do governo apoiar é sensacional, porque ajuda a criar os nossos pilotos, ajuda a criar o automobilismo. Então eu fico muito feliz em estar aqui, agradeço e tenho certeza de que vai ser o melhor campeonato do mundo da história”, diz Massa.

Rafael Câmara e Matheus Ferreira serão dois dos brasileiros que disputarão o Mundial de Kart em 2019. (Foto: Sportinphoto/RF1)

Pentacampeão da Stock Car e atualmente na equipe Cimed Racing, Cacá Bueno também falou sobre a importância da valorização e divulgação do esporte a motor.

“Vale ressaltar que todo o projeto será realizado com dinheiro da iniciativa privada, gerando empregos, impostos e visibilidade para a região e para o Brasil, mas principalmente visibilidade e oportunidade aos nossos novos talentos e quem sabe ajudando a realizar o sonho de muitos jovens e impulsionar os pilotos brasileiros de volta à Fórmula 1 e outras categorias em alguns anos. Todo esporte se alimenta pela base e pela paixão no que se faz ou torce e é no kart que se começa. Muito honrado e feliz de poder dar a minha contribuição em um evento tão importante”, diz Cacá.

O Mundial de Kart de 2019 será realizado em setembro em Alaharma, na Finlândia.