Fórmula Inter: Gustavo Coelho vence a corrida de estreia da nova categoria

Prova teve três líderes diferentes: Marcelo Henriques, Luiz Menezes Junior e finalmente Gustavo Coelho

 

A prova inaugural da Fórmula Inter neste domingo (18/12) foi recheada de emoção e intensa disputa pelas quatro primeiras posições. Ao fim de 15 voltas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o grande vencedor foi o carioca Gustavo Coelho, que disputava a sua primeira prova no automobilismo. “Como eu tinha desgastado muito os pneus de meu carro nos treinos, na primeira metade da corrida fui conservador e permaneci ali em terceiro só assistindo a acirrada disputa dos ponteiros. Depois que o safety car saiu, eu pressionei, assumi a liderança e não cometi nenhum erro para vencer”, contou o piloto de 27 anos, que só havia corrido de rental kart. “Quero dedicar esta vitória ao Guilherme Marques, grande amigo que foi uma das vítimas fatais do acidente da Chapecoense. Ele está lá em cima cuidando de mim”, declarou muito emocionado.

A corrida começou com o mineiro Marcelo Henrique aproveitando a sua pole position para sair em primeiro, mas logo foi ultrapassado pelo campineiro Luiz Menezes Junior. A partir daí ambos ficaram trocando de posições na frente por sete voltas, com ultrapassagens eletrizantes em vários pontos dos 4.309 metros do circuito paulistano, ora nas retas utilizando o vácuo, ou fazendo as curvas lado a lado, ora por fora ou passando por dentro. Enquanto isto, outra disputa acirrada acontecia entre o carioca Gustavo Coelho e o fluminense Raphael Figueiredo, pelo terceiro posto. Exatamente no meio da competição o safety car foi acionado e o monoposto do então líder Marcelo Henriques foi resgatado, pois parou no meio da pista com pane elétrica.

Na relargada os carros ficaram muito próximos e, depois de pontear por duas passagens, Luiz Junior foi ultrapassado por Coelho, que caminhou com consistência na frente, baixando a marca de melhor volta que era de Henriques para 1min55s586 (média de 134,207 km/h). Ele ainda abriu a margem de 1s713 para vencer a sua primeira corrida. Enquanto isto, Figueiredo era acossado pelo ralizeiro Marcelo Zebra, mas conseguiu segurar o terceiro posto até a bandeirada final.

“Eu não esperava ficar em segundo e até liderar correndo pela primeira vez com pneus slick e asa”, assegura Luiz Menezes Junior, que corria de Fórmula 1.600. “Foi uma briga linda. O legal é que criamos uma família dentro da Fórmula Inter, então, confiamos na hora de ultrapassar por dentro ou por fora, pois sabemos que aquele competidor que está sendo ultrapassado é inteligente e leal. Por isto digo que este pódio e de todos os meus companheiros na categoria”, completou o representante de Campinas.

Descendo do pódio em terceiro, o estreante Raphael Figueiredo era outro piloto que também vinha do kart amador no interior do Rio de Janeiro e estava extremamente feliz. “A sensação é de dever cumprido. Foi exatamente do jeito que sonhei”, comemorou depressa para retornar para Magé e ver o seu primeiro filho nascer. Mesmo tendo abandonado quando estava na liderança, Marcelo Henriques estava contente com tudo o que vivenciou no final de semana. “Foi um dia positivo da categoria, demos o pontapé inicial. A Fórmula Inter é muito maior do que qualquer vitória ou feito pessoal”, garante o piloto de Juiz de Fora.

A próxima prova da Fórmula Inter será no dia 29 de janeiro, na abertura do Campeonato Paulista de Automobilismo 2017, novamente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Classificação da primeira prova da Fórmula Inter: 1) Gustavo Coelho (RJ); 2) Luiz Menezes Junior (SP); 3) Raphael Figueiredo (RJ); 4) Marcelo Zebra (SP), 5) Alexandre Galassi (SP); 6) Marcelo Henriques (MG), 7) Pedro Aguiar (SP).