Junção da GP3 com o Europeu de F3, FIA Fórmula 3 apresenta seu carro para as primeiras temporadas

O novo carro para o Campeonato FIA de Fórmula 3 foi revelado nesta quinta-feira no Circuito da Yas Marina, em Abu Dhabi. O FIA F3 é a junção de dois campeonatos, a GP3 Series e o Campeonato Europeu FIA de F-3, com o objetivo de facilitar a chegada dos novos talentos à F-1.

O F3 2019 será utilizado nas temporadas de 2019, 2020 e 2021 da nova categoria. O monopostos possui motor Mecachrome de 6 cilindros, naturalmente aspirado, de 3,4 litros, que oferece 380 HP em 8000 rpm. A filosofia de tecnologia do carro é “encontrar um meio termo entre desempenho e rentabilidade”.

“Temos o prazer de anunciar a nova Fórmula da FIA para 2019. Os carros aqui em Abu Dhabi marcam o passo final do processo de criação do Campeonato de Fórmula 3 da FIA para a mesma plataforma da Fórmula 2 e Fórmula 1, que tem sido uma meta importante para a FIA”, disse Charlie Whiting, diretor da Fórmula 1.

“Este carro, embora mais potente que as versões anteriores, incluiu os mais recentes itens de segurança para monopostos, em linha com os desenvolvimentos que continuamos a fazer nos mais altos níveis do esporte.

“A Fórmula 3 tem uma longa e rica história, e ver isso se tornar uma parte regular dos finais de semana de grandes prêmios é o começo de um novo capítulo excitante. A categoria continuará a preparar e educar os jovens pilotos, dando-lhes a melhor oportunidade possível para atingir seus objetivos”, completou Whiting em comunicado.

A aerodinâmica foi otimizada para facilitar as ultrapassagens com a altura do carro rebaixada e possibilidades amplas de ajustes na suspensão. O carro também está em conformidade com os padrões de segurança da FIA, que incluem o halo e painéis laterais anti-intrusão.

“Estou muito satisfeito em apresentar o carro F3 219 que correrá no primeiro ciclo de três anos do Campeonato de Fórmula 3 da FIA. Nosso foco era fornecer um ambiente seguro e um carro desafiador que permitirá corridas próximas e incentivará as ultrapassagens”, disse o CEO da Fórmula 2, Bruno Michel.

“Ao projetar este carro, também pensamos na relação custo-benefício, para limitar os custos operacionais para as equipes.

“Estou muito confiante de que este carro que corresponde aos padrões de segurança da FIA Fórmula 3 2019 proporcionará corridas e um entretenimento de alta qualidade aos fãs. Será a ferramenta perfeita para os jovens pilotos fazerem sua escalada no automobilismo com o objetivo de se formarem para a Fórmula 2 e, finalmente, com sorte, correr na Fórmula 1”, completou Michel.

O carro fez um teste bem-sucedido no dia 11 de outubro no circuito da escola de pilotagem em Nevers Magny-Cours e depois completou 165 voltas ao longo de duas semanas também em Magny-Cours. O programa de desenvolvimento passará por vários testes durante o restante do ano para “acumular quilometragem suficiente e garantir que um carro confiável seja entregue às equipes”, segundo o comunicado emitido pela categoria nesta quinta-feira.

Três sessões de testes em dezembro estão programadas com o foco no desempenho, “onde o carro será levado aos seus limites”.

Um primeiro carro será entregue às equipes em meados de janeiro de 2019, e o segundo e terceiro carros serão entregues juntos em fevereiro. Haverá um “shakedown” com um carro por equipe durante o mês para permitir que eles se aclimatem a ele antes do primeiro teste oficial de pré-temporada.

A Pirelli foi confirmada como fornecedora oficial de pneus para o campeonato “para dar continuidade no design e integração dos pneus”.

 

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Volta Guiada da F1Mania no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:

 

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