Marcelo Fernandes entra no hall de campeões do AV

Campeão da Super Nascar Challenge, piloto de Santo André é destaque para a M7 Help Truck Series

A Racing 4fun TV iniciou a M7 Help Truck Series, um campeonato com as Truck novas da Nascar e seguindo o calendário oficial do iRacing – 10 etapas com muita emoção, iniciando pelo oval do Texas, passando pelos mais diversos tipos de pista – como Iowa, Daytona, Watkins Glen e até o oval de terra de Eldora – e finalizando no super speedway de Michigan.

Vale destacar que o novo campeonato assumiu o espólio da Super Nascar Challenge, então, o certame se inicia com um nome a ser batido: Marcelo Fernandes. Muito conhecido no meio do automobilismo virtual, enfim, ingressou ao hall de campeões de Nascar.

Nascido em Santo André, o engenheiro elétrico ingressou no automobilismo virtual há 3 anos e já direto no iRacing. Para Fernandes, seu grande trunfo é a dedicação aos treinos. “Meu diferencial é treinar, treinar, treinar e treinar. Não tem outro segredo. Pratico por mais de 14 horas semanais”, diz. Apesar de ser fã de automobilismo em geral, a dedicação pela Nascar se deve aos fatores imponderáveis que a categoria tem. “É uma corrida onde pode acontecer de tudo e nem sempre o favorito consegue a vitória”, completa. A mistura entre treinos e dedicação à Nascar fez de Fernandes um piloto rápido, candidato às vitórias – fator que não significa que se transformou logo de cara em postulante à títulos. Para isso, o piloto de 43 anos precisou passar por um processo de maturidade.

“Já havia algum tempo que percebia estar em um ritmo muito forte, conseguindo andar de igual para igual com os melhores pilotos, como Bruno Barbugli, Jr. Borborema, Thiago Vieira, Rafael Hubie, Mike Ramos, entre tantos outros. Mas eu estava me envolvendo em muitos acidentes. Acho que estava ansioso, queria forçar ultrapassagens desnecessárias. As corridas têm 80, 120, 200 voltas e não dá para querer ganhar na 15. Eu tive uma boa crise de consciência e comecei a perceber que menos incidentes sempre me colocariam em condições de brigar pelo topo”, revela o atual campeão.

“Comecei o campeonato e logo tive um acidente na segunda etapa. Na terceira, meu celular tocou, me assustei a bati o carro. Apesar de estar exercendo uma mudança em mim, ninguém tinha notado algo de diferente em decorrência desses fatos. Me restavam cinco provas e nelas a minha chance de mostrar que havia mudado”, afirma o piloto da Bravus.

Nas últimas cinco corridas, Fernandes teve atuações quase impecáveis, com números dignos de um campeão. Foram quatro vitórias, um segundo lugar e também uma pitada de sorte, que sempre acompanha os vitoriosos.

“Eu foquei nos últimos GPs e sempre me mantive na ponta. Consegui ser campeão ganhando 4 etapas do campeonato, sendo que em Talladega consegui terminar no segundo lugar, o que para mim, foi uma vitoria pessoal. Acabei tendo um pouco de sorte, pois os adversários que estavam a frente – Carlos Guimarães e Marcio Caetano – acabaram tendo problemas em algumas provas”, aponta o campeão.

A Chave para o título
Foi uma vitória no Texas, palco da abertura da M7 Help Truck Series, que mostrou à Fernandes que ele estava na briga pelo título. O ritmo dominante e o controle absoluto do carro deram ao piloto a confiança para lutar pelo troféu. “Estava com um ritmo assustador, cheguei a abrir mais de três segundos do Guimarães, que era o segundo colocado naquele momento da corrida. Não tinha dificuldade nenhuma com o carro, enquanto sentia que os adversários estavam sofrendo com os pneus. De verdade, ali percebi que tinha condições de tentar o título mesmo estando com tantos pontos atrás de todos”, destaca.

Outro ponto muito importante foi a vitória em Pocono, pista onde Marcio Caetano e Carlos Guimarães, seus rivais no campeonato, andam muito bem. “É uma pista muito técnica e consegui esse triunfo me encaminhou para o título”, finaliza.

Nesta quinta-feira, Fernandes vai reescrever mais um capítulo em sua jornada no automobilismo virtual e entra como um dos candidatos ao título da M7 Help Truck Series. Acompanhe mais detalhes da jornada de Fernandes e das etapas do campeonato em www.racing4funtv.com