Jeff Foitte surpreende e é o pole das 500 Milhas de Daytona

A Virtual Challenge Cup Series surgiu para fazer algo de diferente no meio do automobilismo virtual, mas se baseou nos carros, regras, calendário e tudo o que a Nascar Cup Series tem em sua categoria real. Em seu primeiro evento de 2020, a simulação – mais uma vez – imitou a vida. Em uma feliz coincidência, Jeff Foitte fez a pole das 500 Milhas de Daytona virtual com o tempo de 47s986 e, assim como na realidade, colocará o #47 na posição de honra, mesma numeração de Ricky Steinhouse Jr.

Esta foi a primeira pole-position de Jeff Foitte. Para muitos, uma zebra, visto que o piloto tem somente um pódio na Virtual Challenge. Porém, quem analisa os resultados recentes, vê um piloto em franca ascenção. Em duas corridas em 2020, o #47 já tem um quinto lugar em Atlanta e uma sexta posição em Dover.

“É uma coincidência muito bacana. Eu ia até correr com a mesma pintura do Steinhouse, mas mudei de última hora. Eu confesso que comemorei muito, fiquei emocionado, mas não esperava. Quem ficou 15 dias trabalhando no setup foi o Alex (Montoanelli) e o mérito é todo dele. Se a pergunta fosse na semana passada, não diria que faria a pole. Quero parabenizar a equipe (Interlagos Motorsport) pela primeira fila e o acerto de corrida está muito bom”, afirmou.

Quem estará ao seu lado na primeira fila é seu companheiro Marcos Bicca, que venceu a The Final de 2019 e fora apontado o piloto da temporada passada. Ele cravou 48s073, a 0s087 de Foitte.

O restante do grid foi definido em duas corridas de 60 voltas. Ambas etapas tiveram enredos diferentes. O primeiro Duel transcorreu sem maiores incidentes, sendo que somente na parte decisiva entrou a bandeira amarela. Em seguida, outro acidente: dessa vez, Carlos Maciel e Alex Montoanelli se acertaram quando estavam disputando a primeira posição.

Sem tempo hábil para a bandeira verde, a vitória ficou com Thiago Vieira, que vai largar na terceira posição nas 500 Milhas de Daytona. O pódio foi completo por Leonardo Barcellos e Michel Batiston, companheiros na SUB Racing e os brasileiros que mais competiram com o carro da Nascar Cup Series na categoria de setup aberto na temporada de 2020 do iRacing.

Já o duel 2 teve um big one logo no início, que envolveu Miguel Paludo e uma série de pilotos. Com isso, o número de candidatos à vitória ficou reduzido e não houve mais bandeiras amarelas. Mesmo assim, o final foi de arrepiar. Marcos Bicca, que já tinha a segunda colocação no grid garantida, queria começar com vitória e vinha até as últimas voltas na primeira posição.

Porém, o #15 sofria com o assédio de Romar Arns e Danilo Coelho, companheiros da Escuderia Sul-Brasil e que trabalhavam pela vitória. Bicca optou por dar a linha de dentro a eles e trabalhar com Alysson Pereira, da Countdown Racing. A estratégia não deu muito certo e abriu caminho para Arns vencer o duel 2 e largar nas 500 Milhas de Daytona na quarta colocação.

Confira o grid de largada para as 500 Milhas de Daytona, marcada para o dia 17, à partir das 20h:

  1. Jeff Foitte
  2. Marcos Bicca
  3. Thiago Vieira
  4. Romar Arns
  5. Leonardo Barcellos
  6. Danilo Coelho
  7. Michel Battiston
  8. Alysson Pereira
  9. Rafael Trindade
  10. Alexsander Doege
  11. Laercio Leite
  12. Wellingson Souza
  13. Francisco Amaral
  14. Edgar Montelo
  15. Endrigo de Castro
  16. Mike Ramos
  17. Allan Botelho
  18. Mauro Gomes
  19. Marcelo Fernandes
  20. Renan Scarabelli
  21. Carlos Maciel
  22. Cristiano Cangani
  23. Alex Montoanelli
  24. Rodrigo Novaes
  25. Paulo Villas Boas
  26. Emerson Moreno
  27. Carlos Guimaraes
  28. Yuren Rubens
  29. Luiz Marzo
  30. Leandro Moreira
  31. Gabriel Maurício
  32. Miguel Paludo
  33. Lucas Abreu
  34. Lino Palladino
  35. Wanderley Hempit
  36. Jean Kepler
  37. Fernando Stropa
  38. Regis Montibeller
  39. Renato Tamburini
  40. JC Nóbrega
  41. Rafael Hubie
  42. Carlos Luciano
  43. Luis Salmaso

A Virtual Challenge Cup Series é um oferecimento de ITS3, soluções em equipamentos para a prática de automobilismo virtual, e F1Mania, com organização da Virtual Challenge eSports.