F1Mania testou e garante: F1 2019 é o melhor jogo de Fórmula 1 já produzido

Ainda que seja uma evolução do jogo de 2018, o F1 2019 agrada desde o menu principal, configurações avançadas, mas, principalmente, na “pista”. A Codemasters vem fazendo um trabalho incrível ao longo dos anos, ainda que tenha cometidos alguns tropeços pelo caminho, e esta é, até agora, sua obra-prima.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

A experiência é boa no controle ou no volante. Eu tenho o Thrustmaster T500 RS, então é com ele que joguei a maior parte do tempo. Depois de instalado, ao ligar, criei meu piloto virtual, escolhi seu macacão, luva e capacete para o modo Multiplayer e “eventos” do modo Carreira – a versão que testei tinha o conteúdo especial do Ayrton Senna e Alain Prost, então peguei tudo que tinha do piloto brasileiro.

Criado Victor Berto, fui logo para o modo Carreira, o meu favorito. Ah! Corridas com 100% de duração, pois é assim que eu gosto de jogar.

Você começa na Fórmula 2, usando os carros do campeonato de 2018, você participa somente de algumas corridas, algumas voltas em alguns casos, tudo para que as equipes de Fórmula 1 vejam o seu desempenho e depois os convites apareçam.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

Uma coisa que é legal por um lado, mas não tanto por outro, é que no modo Carreira você tem seu rival e seu companheiro de equipe na Fórmula 2 que seguem contigo para a Fórmula 1. É legal pela história e rivalidade, mas não muito, pois eles tomam o lugar de dois pilotos reais.

Outro ponto que tem de “história” na sua carreira é o que você fala durante as entrevistas, isso influencia tanto na sua equipe atual, como também no interesse das outras por você. E cada equipe tem uma preferência de perfil de piloto nas atitudes fora de pista.

Elementos como desenvolvimento do carro, testes específicos durante os treinos livres, reputação e objetivo de resultados são como nas edições anteriores do game. Tudo muito legal, mas fazer três treinos livres inteiros parece meio desnecessário – talvez como hoje também seja na F1 “real”.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

Eu tive duas dificuldades no jogo inteiro: conseguir achar a “dificuldade” na qual eu melhor me encaixo e pilotar na chuva.

Sobre a “dificuldade” tem algo que não sei se é muito justo, mas me ajudou bastante, foi que é possível mudar a dificuldade que vai de 1 a 110 (até o momento em que eu escrevi este review) entre cada sessão, então você não tem que reiniciar a Carreira toda, porém, ao mesmo tempo, quando você acha muito difícil, pode ir “roubando no jogo”. Li em alguns fóruns na internet que o justo é quando você fica de 1 a 2 décimos mais rápido ou mais lento do que seu companheiro de equipe – achei esta janela e pronto! O jogo agora está muito no meu nível!

Em relação à chuva, é mesmo uma mudança que a Codemasters fez, está mesmo mais difícil pilotar na chuva, não sou eu que sou ruim. E, por um lado, eu adorei que ficou mais difícil, pois nas versões anteriores eu sentia que era como se eu estivesse andando no seco e sei (de verdade) que não funciona assim. Tenho experiência em automobilismo real no seco e no molhado e com os pneus corretos e não é a mesma coisa, não é só “dar pé” que os “pneus dão conta do recado”.

O jogo está extremamente realista, o visual está absurdamente lindo… dá para ver vários vídeos no YouTube de comparações do F1 2019 com imagens reais, às vezes elas se confundem – já tiveram situações em que eu achei que o virtual estava mais bonito do que o real.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

O jogo é divertido, desafiador e emocionante. Eu simplesmente não consigo parar de jogar! Claro que, em partes, é porque sou fã de Fórmula 1, mas aqui todos somos, não é?

Eu ainda não completei a temporada, mas estou muito ansioso para que mais gente embarque nessa comigo, então decidi vir logo ao review.

E, sim, tem Safety Car, tem pódio, tem o Toto Wolff, você conversa com o seu engenheiro pelo rádio, você precisa cuidar dos pneus, consumo de combustível, desgaste dos motores, alocação de cada uma das partes da unidade de potência, caixa de câmbio – enfim, o jogo é completo e perfeito para nós!

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

Além de pilotar no modo Carreira, é possível disputar a temporada completa da Fórmula 2 em outro modo de jogo, com todos os carros e equipes de 2018, tudo muito bem detalhado. A Codemasters prometeu que vai lançar uma atualização com os carros e pilotos de 2019!

Há uma versão especial que pode ser comprada juntamente com o jogo ou como uma “expansão” (as chamadas DLCs) à parte que é um pacote que vem com carros antigos de várias equipes, mas, o que mais interessa, conteúdo do Senna e Prost. Carros, capacetes e desafios que envolvem o nome desses dois ícones da história da Fórmula 1.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

Para o modo Multiplayer, você pode fazer um teste de colisões, ou seja, o jogo vai entender o quão “barbeiro” você é para tentar te colocar numa corrida que tenha adversários que mais combina com você. Além disso, há muitas opções de personalização, além do piloto, é possível pintar o carro de diversas maneiras e deixar tudo com a sua cara.

A produtora tem sido muito boa e rápida nas atualizações e não há tantos bugs, coisas que traumatizaram muita gente das primeiras versões. Eles corrigem rápido o que há de errado e lançam coisas novas: esta semana mesmo lançaram uma atualização com atualização de pinturas e design de partes das equipes da F1.

F1 2019 - Game
Foto: Divulgação / Codemasters

Se eu tivesse que pedir algo para a próxima edição, seria incluírem um sistema em que você dá algumas voltas e o jogo detecta qual é a dificuldade ideal para você jogar – há muitos anos eu via isso no NASCAR Racing 3, da Papyrus, jogo e produtora que nem existem mais, então imagino que para 2020 seja algo totalmente possível! Ouve a gente, Codemasters!

Vou ficando por aqui, porque vou voltar a jogar!

Eu joguei a versão para Playstation 4, mas há também para Xbox One e PC.

Se você se interessou e quer comprar o F1 2019, veja algumas opções abaixo: