Número 69 de Hayden será ‘aposentado’ na MotoGP

O número 69, usado por Nicky Hayden na disputa do Campeonato Mundial de MotoGP de 2006, será oficialmente aposentado no Grande Prémio das Américas deste ano, em Austin. Hayden perdeu tragicamente a sua vida num acidente de ciclismo de estrada, em 2017, e a retirada do seu famoso número de corridas, vai servir de tributo à lenda do MotoGP.

A disputa pelo título mundial de Hayden em 2006, continua a ser uma das mais emocionantes da história da MotoGP, com o triunfo do “Kentucky Kid” em Valência, após uma batalha de uma temporada com Valentino Rossi. O americano alcançou três vitórias na carreira, bem como 28 pódios, mas a maneira como ele se conectou com os fãs através de seu personagem dentro e fora da pista, irá garantir que ele nunca seja esquecido.

O pai de Nicky, Earl Hayden, agradeceu à Dorna pelo tributo tocante, e diz que o número sempre terá um significado especial dentro da família.

“Que grande honra será para o # 69 de Nicky ser aposentado em Austin. É muito apropriado que isso seja feito na corrida dos EUA, já que essas corridas significaram muito para Nicky, e ele esperava muito por elas todos os anos. Para mim, em particular, este será um evento muito especial porque o # 69 foi o meu número quando corri, e fiquei muito orgulhoso de ver o Nicky correr com o # 69 nas suas motos durante toda a sua carreira. Em nome de toda a minha família, gostaria de agradecer de forma especial à Dorna por homenagear Nicky desta forma especial, juntamente com os muitos outros gestos que fizeram para nos apoiar nos momentos difíceis.”

O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, acredita que a aposentadoria do número de Hayden, é um tributo adequado a uma das estrelas mais populares do esporte.

“Tenho orgulho de anunciar que o número 69 será aposentado das corridas do Grand Prix. Nicky Hayden foi um dos maiores ativos para este paddock e um exemplo fantástico como piloto na pista e fora dela. Tenho grande prazer em homenagear seu legado mais uma vez, e garantir que o número 69 continue sendo sinônimo de lenda e campeão”, finalizou.

Nicky Hayden - Photo Credit: MotoGP.com