MotoGP altera data do GP das Américas por conta do coronavírus

A MotoGP sofreu mais uma alteração no calendário da temporada 2020. O Grande Prêmio das Américas, corrida marcada para o dia 5 de abril no Circuito das Américas, em Austin, foi transferida para o dia 15 de novembro por conta do surto de coronavírus que tem se alastrado por todo o mundo. Assim, o campeonato será aberto agora no dia 19 de abril com o Grande Prêmio da Argentina, em Termas de Río Hondo.

No último final de semana, quando os campeonatos da Moto2 e da Moto3 tiveram início no Catar, a prefeitura de Austin anunciou que limitaria o público em eventos para apenas 2.500 pessoas, a fim de não propagar ainda mais o Covid-19. Por esse motivo, a Dorna, empresa promotora da MotoGP, optou por não realizar a corrida em sua data original, mexendo no calendário.

A etapa, que englobará além da MotoGP a Moto2 e a Moto3, agora será disputada no dia 15 de novembro, entrando na data que originalmente pertencia ao Grande Prêmio da Comunidade Valenciana. A rodada espanhola que fechará o campeonato foi postergada em uma semana, passando a acontecer no dia 22 de novembro, no Autódromo Ricardo Tormo, localizado na região da Andaluzía.

O GP das Américas é o segundo a receber uma nova data. Antes disso, o GP da Tailândia, que aconteceria no dia 29 de março, foi adiado para 4 de outubro, abrindo uma ronda oriental da MotoGP, que contará ainda com corridas no Japão e na Austrália. A mudança de data na etapa marcada para o circuito de Chang fez com que o GP de Aragón passasse para o dia 27 de setembro.

Confira como ficou o novo calendário da MotoGP:

8 de março – GP do Catar (apenas Moto2 e Moto3) – Losail
19 de abril – GP da Argentina – Termas de Río Hondo
3 de maio – GP da Espanha – Jerez
17 de maio – GP da França – Le Mans
31 de maio – GP da Itália – Mugello
7 de junho – GP da Catalunha – Barcelona
21 de junho – GP da Alemanha – Sachsenring
28 de junho – GP da Holanda – Assen
12 de julho – GP da Finlândia – KymiRing
9 de agosto – GP da República Tcheca – Brno
16 de agosto – GP da Áustria – Red Bull Ring
30 de agosto – GP da Inglaterra – Silverstone
13 de setembro – GP de San Marino – Misano
27 de setembro – GP de Aragón – MotorLand
4 de outubro – GP da Tailândia – Chang
18 de outubro – GP do Japão – Motegi
25 de outubro – GP da Austrália – Philip Island
1 de novembro – GP da Malásia – Sepang
15 de novembro – GP das Américas – Circuito das Américas
22 de novembro – GP de Valência – Ricardo Tormo