Niki Tuuli vence em Sachsenring para fazer história na MotoE

Piloto finlandês faz história ao vencer corrida afetada por bandeira vermelha enquanto quatro pilotos brigaram pela vitória em Sachsenring

O pole-position Niki Tuuli tornou-se o primeiro vencedor da história da MotoE, categoria de motos 100% elétricas, depois de liderar um grupo de quatro pilotos sobre a linha de chegada antes de as bandeiras vermelhas aparecerem por conta de um acidente de Lorenzo Savadori que chegou a estourar o alambrado na Curva 7. Bradley Smith e Mike Di Meglio completaram o pódio no GP da Alemanha.

A corrida foi declarada molhada depois de a chuva cair durante a noite em Sachsenring, o que fez com que a disputa da MotoE fosse reduzida para sete voltas. Quando as luzes se apagaram pela primeira vez no campeonato, Tuuli não conseguiu manter sua posição de largada – foi o segundo no grid Hector Garzo que pulou na frente enquanto Smith fez uma largada boa da sétima posição para aparecer em segundo, antes de o britânico assumir a liderança na Curva 3.

Um pelotão de líderes rapidamente se formou enquanto os pilotos andavam pelo Sachsenring, com a batalha pela liderança se intensificando a cada volta. Tuuli, depois de cair para quarto no começo, começou a pegar pilotos um por um antes de assumir a liderança – depois de várias tentativas em vão – na Curva 1 na quarta volta. Nesse momento, o top 4 de Tuuli, Smith, Di Meglio e Garzo tinha um segundo de vantagem para o quinto colocado Matteo Ferrari.

No entanto, o forte acidente de Savadori na Curva 7 fez com sua moto estourasse o alambrado, causando bandeiras vermelhas na sexta volta. Isto fez com que a ordem no final da quinta volta fosse considerada como resultado, com Tuuli liderando Smith e Di Meglio, Garzo completou o top 4 apenas 0.9s atrás.

Ferrari terminou em um solitário quinto lugar para começar bem a sua temporada, com Alex de Angelis e Xavier Simeon tendo uma boa briga pela P6 e P7. Os dois ex-pilotos da MotoGP fizeram contato na Curva 3, com Simeon passando De Angelis por dentro, mas com o segundo deles permanecendo na frente do belga por conta da bandeira vermelha.

O brasileiro Eric Granado – que foi empurrado quase para fora na primeira curva – teve que lutar para conseguir subir para a P8 em Sachsenring, com Granado batendo o muito experiente Sete Gibernau e Nico Terol na nona e 10ª posições, respectivamente.

A abertura da temporada termina com a vitória de Tuuli. O campeonato da MotoE agora parte para sua segunda etapa no Red Bull Ring, na Áustria, entre os dias 9 e 11 de agosto.

Top 10:
1. Niki Tuuli (Ajo MotoE)
2. Bradley Smith (One Energy Racing) + 0.442
3. Mike Di Meglio (EG 0,0 Marc VDS) + 0.567
4. Hector Garzo (Tech 3 E-Racing) + 0.991
5. Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE) + 2.095
6. Alex de Angelis (OCTO Pramac MotoE) + 4.048
7. Xavier Simeon (Avintia Esponsorama Racing) + 4.304
8. Eric Granado (Avintia Esponsorama Racing) + 8.118
9. Sete Gibernau (Join Contract Pons 40) + 9.254
10. Nico Terol (Openbank Angel Nieto Team) + 9.414