Niki Tuuli conquista a primeira E-Pole da história da MotoE, na Alemanha

O piloto finlandês tornou-se o primeiro pole-position da história da MotoE depois de uma apresentação dominante em Sachsenring; Garzo e Granado alinham em 2º e 3º

Niki Tuuli (Ajo MotoE) roubou as atenções para tornar-se o primeiro pole-position da história da MotoE depois de cravar 1:27.456 no GP da Alemanha, um tempo 0.787s mais rápido do que o segundo colocado Hector Garzo (Tech 3 E-Racing) separado por 0.011s do terceiro colocado Eric Granado (Avinita Esponsorama Racing).

Foi um dia histórico em Sachsenring ao testemunhar a primeira E-Pole ser realizada em perfeitas condições. Os pilotos fizeram três voltas, uma de aquecimento, uma volta rápida e uma de retorno aos boxes, com o mais lento dos pilotos nos treinos livres saindo primeiro em ordem descendente debaixo para cima. Depois Maria Herrera (Openbank Angel Nieto Team) receber bandeira preta por deixar o pit-lane cedo demais, foi Randy de Puniet (LCR E-Team) que cravou o primeiro tempo – 1:31.479.

Foi um tempo batido imediatamente conforme os 18 pilotos tentavam superarem-se com apenas uma volta rápida. O 1:28.389 de Xavier Simeon foi mais de um segundo mais rápido do que seu tempo dos treinos livres, com o belga cravando um tempo-referência muito descente, antes de Granado bater Simeon por apenas um décimo para assumir a P1 provisória. Garzo então superou o brasileiro por apenas 0.011s antes de Tuuli sair do pit-lane.

O piloto finlandês foi 0.181s mais rápido do que Garzo no primeiro setor, com Tuuli então destruindo o segundo setor para dar-lhe uma vantagem de incríveis seis décimos. E Tuuli continuou melhorando, assumindo a pole provisória por 0.787s. O líder dos treinos livres Mike Di Meglio (EG 0,0 Marc VDS) era então o único piloto que poderia impedir Tuuli de conquistar a E-Pole, mas o francês não conseguiu, ficando apenas na P4.

Isto derrubou Simeon para 5º, com Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE) completando a segunda fila. Bradley Smith (One Energy Racing) alinhará em sétimo para a primeira corrida da MotoE, o piloto britânico tem junto com ele Nico Terol (Openbank Angel Nieto Team) e o experiente Alex De Angelis (Octo Pramac MotoE). Matteo Casadei (Ongetta SIC58 Squadra Corse) completa o top 10.

A primeira corrida da história da MotoE será realizada neste domingo às 5h (horário de Brasília, GMT -3).

Grid de largada – top 10:
1. Niki Tuuli (Ajo MotoE) – 1:27.456
2. Hector Garzo (Tech 3 E-Racing) + 0.787
3. Eric Granado (Avintia Esponsorama Racing) + 0.798
4. Mike Di Meglio (EG 0,0 Marc VDS) + 0.928
5. Xavier Simeon (Avintia Esponsorama Racing) + 0.933
6. Matteo Ferrari (Trentino Gresini MotoE) + 1.336
7. Bradley Smith (One Energy Racing) + 1.402
8. Nico Terol (Openbank Angel Nieto Team) + 1.526
9. Alex De Angelis (Octo Pramac MotoE) + 2.097
10. Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadra Corse) + 2.449