Piloto turco de 15 anos, Can Oncu faz história ao vencer GP da Valência da Moto3

O piloto turco Can Oncu, de apenas 15 anos de idade, fez história ao vencer sua corrida de estreia na Moto3, no molhado Grande Prêmio de Valência do último final de semana.

Tony Arbolino parecia pronto para a vitória depois que vários rivais se acidentaram no início, mas ele também acabou caindo, presenteando o atual campeão da Red Bull Rookies Cup com a primeira vitória em um grande prêmio para a Turquia.

O pole Arbolino se manteve na posição após a largada e resistiu aos ataques de Marco Bezzecchi, da Prustel GP, na curva 2, enquanto Can Oncu, da Ajo KTM, era o terceiro.

Atrás, um grande acidente aconteceu quando o piloto da SIC58, Tatsuki Suzuki, bateu e acertou Aron Canet (EG 0,0) e Lorenzo Dalla Porta (Leopard) na Curva 4.

Arbolino já colocava seis décimos entre ele e Bezzecchi no final da primeira volta, enquanto Oncu continuava perseguindo a dupla.

A pressão de Bezzecchi terminou quando ele caiu na curva 4 na quarta volta, deixando Arbolino com uma vantagem de 2,3s sobre Oncu, enquanto John McPhee (CIP) herdava a P3.

No entanto, o piloto da CIP não conseguiu segurar a dupla da Gresini de Fabio Di Giannantonio e novo campeão mundial, Jorge Martin, que ultrapassaram na volta sete.

Arbolino aumentou a vantagem para quase três segundos nas voltas seguintes, mas suas esperanças de uma vitória foram frustradas quando ele perdeu o controle de sua Honda na Curva 4.

Isso deixou Oncu com uma diferença de sete segundos, enquanto Martin não conseguiu passar por Di Giannantonio.

Can Oncu - KTM Red Bull - Moto3
Foto: Red Bull

Um erro de Di Giannantonio saindo na última curva permitiu que Martin terminasse em segundo, enquanto McPhee logo atacaria o italiano para o último lugar no pódio.

Oncu aumentou a vantagem na liderança para oito segundos até receber a bandeira quadriculada, sobrevivendo a um susto na curva 6 na última volta para se tornar o mais jovem vencedor de um Grande Prêmio da história.

Martin ficou em segundo lugar no seu nono pódio da temporada, enquanto McPhee completou o pódio pela segunda vez este ano.

Di Giannantonio liderou Enea Batisianini na Leopard, com Jaume Masia, Niccolo Antonelli, Nakarin Athiratphuvapat, Masirã Marcos Ramirez e Celestino Viette completando os dez primeiros.

 

Confira o resultado final da 19ª etapa do Mundial de Moto3, o Grande Prêmio de Valência:

1) Can Öncü (KTM)
2) Jorge Martín (Honda)
3) John McPhee (KTM)
4) F.Di Giannantonio (Honda)
5) Enea Bastianini (Honda)
6) Jaume Masiá (KTM)
7) N.Antonelli (Honda)
8) N.Atiratphuvapat (Honda)
9) Marcos Ramírez (KTM)
10) Celestino Vietti (KTM)
11) Ayumu Sasaki (Honda)
12) Stefano Nepa (KTM)
13) Raúl Fernández (KTM)
14) Andrea Migno (KTM)
15) Jakub Kornfeil (KTM)
16) Kazuki Masaki (KTM)
17) Gabriel Rodrigo (KTM)
18) L.Dalla Porta (Honda)
19) Darryn Binder (KTM)
20) Marco Bezzecchi (KTM)
OUT) Vicente Pérez (KTM)
OUT) Philipp Öttl (KTM)
OUT) Tony Arbolino (Honda)
OUT) Izam Ikmal (Honda)
OUT) Albert Arenas (KTM)
OUT) Kaito Toba (Honda)
OUT) Dennis Foggia (KTM)
OUT) Aròn Canet (Honda)
OUT) Alonso López (Honda)
OUT) Tatsuki Suzuki (Honda)
OUT) Héctor Garzó (Tech 3/Honda)

 

Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:

 

Stock Car no Salão do Automóvel: 40 anos de história e revolução. Confira o teaser:

 

Últimos dias do Salão do Automóvel em São Paulo. Veja algumas atrações: