No Red Bull Ring, Romano Fenati vence sua primeira corrida na Moto3 desde 2017

Romano Fenati dominou a corrida na Áustria para garantir sua primeira vitória na Moto3 desde 2017 nas condições mistas do Red Bull Ring.

A corrida começou com uma linha seca em torno da maior parte dos 4,5 km do circuito, mas estava extremamente molhada na parte de fora. Fenati, assim como seu companheiro de equipe na Snipers, Tony Arbolino, e o pole position John McPhee, aproveitaram as condições complicadas e abriram vantagem sobre o pelotão rapidamente.

O trio rodou mais de meio segundo mais rápido por volta comparado ao pelotão liderado pelo candidato ao título Lorenzo Dalla-Porta, com uma vantagem de mais de quatro segundos, antes de Fenati assumir a liderança e começar a se afastar.

O italiano – que garantiu a pole antes de ser penalizado por um bloqueio – conseguiu abrir vantagem para Arbolino e McPhee, estabelecendo uma série de voltas mais rápidas, construindo uma vantagem de quase três segundos.

Isso permitiu que ele controlasse a diferença até o final para garantir a vitória por dois segundos, enquanto a dupla que vinha atrás era alcançada por Celestino Vietti e Jaume Masia, enquanto a pista secava nos estágios finais da corrida.

Vietti e Masia estavam puxando na frente melhor quase um segundo por volta, chegando em Arbolino e McPhee faltando uma volta e meia para o fim da corrida.

Masia tentou fazer uma manobra sobre McPhee na curva 9, mas foi empurrado pelo escocês, indo para a parte úmida da pista e ficando fora da disputa.

O trio restante lutou durante a última volta, e parecia que Vietti iria arrebatar o segundo lugar de Arbolino, mas foi incapaz de capitalizar, e foi ultrapassado por McPhee, que arrebatou a P3 e perdeu a P2 por uma roda.

Atrás dos quatro primeiros, Marcos Ramirez liderou seu companheiro de equipe na Leopard, Dalla Porta, em quinto e sexto lugares, enquanto Makar Yurchenko obteve o seu melhor resultado na Moto3 em sétimo.

Jakub Kornfeil recebeu a bandeira quadriculada em oitavo à frente de Niccolo Antonelli, enquanto Aron Canet perdeu a liderança do campeonato depois de conseguir apenas um 10º lugar na corrida, ficando atrás de Dalla Porta por apenas um ponto chegando em Silverstone.