Moto2 e Moto3 adotam formato de qualificação da MotoGP em 2019

Tanto a Moto2 como a Moto3 vão mudar para o formato de qualificação da MotoGP, com duas sessões na próxima temporada, depois da última reformulação dos organizadores.

Após o sucesso do sistema da MotoGP, com Q1 e Q2, que tem os 10 pilotos mais rápidos dos treinos combinados, entrando automaticamente no Q2, juntando-se aos dois pilotos mais rápidos no Q1, um formato semelhante será usado nas duas classes de suporte em 2019.

Tendo em conta os grids maiores em cada classe, o top 14 dos tempos de treino combinados irão se qualificar automaticamente para o Q2, antes de ser acompanhado pelos quatro pilotos mais rápidos do Q1. O Q2 decidirá as seis primeiras filas do grid na Moto2 e Moto3. Na MotoGP, o Q2 classifica as quatro primeiras filas do grid.

Cada sessão de qualificação terá a duração de 15 minutos, o mesmo que o formato da MotoGP, com pequenos ajustes feitos nos horários de sexta e sábado.

As mudanças foram feitas para agitar a qualificação para ambas as classes, ao mesmo tempo que visavam evitar a questão dos pilotos que estavam à procura de seguir outros pilotos, e por isso, andavam devagar, o que causou um elevado índice de penalizações nas últimas temporadas.

“Após discussão com equipes e revisão da atual situação na Moto3, com muitos pilotos esperando e rodando devagar, e considerando a experiência na Moto2 em várias corridas, onde os tempos mais rápidos foram definidos no início da qualificação, foi decidido mudar para um formato de qualificação semelhante ao da MotoGP”, confirmou uma declaração da FIM.

Espera-se que este sistema também traga um formato mais divertido para os fãs, além de preparar os jovens pilotos para o mesmo sistema de classificação que a categoria rainha utiliza.

 

Veja alguns vídeos do nosso Canal no Youtube. Confira:

 

Volta Guiada da F1Mania no Circuito da Yas Marina, GP de Abu Dhabi:

 

Quem será o próximo brasileiro na F1? Veja o vídeo:

 

Pietro Fittipaldi, campeão da F4 Italiana com 14 POLES, 8 VITÓRIAS e 21 PÓDIOS. Veja o recado do Enzo para os “F1Maníacos”: