Fabio Quartararo lidera dia de testes da MotoGP em Brno

O fenômeno estreante Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) foi mais rápido que o seu tempo no TL2 da República Tcheca, ficando no topo das tabelas de tempos no teste de Brno de um dia. O número de 1 55.616 do francês foi 0.012s à frente do segundo mais rápido, Maverick Viñales, enquanto ele e o companheiro de equipe da Monster Energy Yamaha MotoGP Valentino Rossi colocaram as mãos num protótipo do YZR-M1 de 2020, com Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT) fazendo 1-2-3 pela fábrica de Iwata na segunda-feira.

Um dos principais pontos de discussão que antecederam o teste de Brno foi a Yamaha lançar uma primeira versão da moto do próximo ano. Rossi saiu em uma YZR-M1 preta no começo do dia, quando ele e seu companheiro de equipe Viñales tiveram a primeira experiência do que a moto 2020 seria, e a dupla teve um novo assento para testar suas motos 2019. Eles estavam na pista até a bandeira quadriculada ser balançada, quando ‘The Doctor’ subiu para P6 em sua última volta, com 63 voltas completadas pelo nove vezes campeão. Viñales conseguiu completar 74 voltas antes da Áustria.

No box da Petronas Yamaha SRT, o líder Quartararo testou garfos de carbono em seu M1, o mesmo que usa a equipe da fábrica. Enquanto isso, Morbidelli melhorou seu tempo passado na sessão para marcar o terceiro melhor tempo do dia e conseguiu 78 voltas – o mesmo que Quartararo. O italiano tentou um freio de polegar que ele já usou em algumas ocasiões, mas seu foco principal estava em ajustes.

O vencedor do GP da República Tcheca e líder do campeonato Marc Marquez (Repsol Honda Team) teve três motos à sua disposição para o teste de Brno. Uma foi o que ele correu com o qual não tem reforços de fibra de carbono, o segundo tinha uma pequena inserção de fibra de carbono perto da cabeça de direção e o terceiro tinha uma inserção menor de fibra de carbono. O sete vezes campeão também experimentou um novo pacote aerodinâmico da Honda em um dos RC213Vs, mas ele fez a maior parte do seu trabalho em sua moto padrão e como ela completou 70 voltas, terminando em oitavo na tabela de tempos – provavelmente não forçando muito no teste.

Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) também teve três motos para usar durante o teste. Similar a Marquez, uma era sua moto padrão de 2019, enquanto outra tinha o chassi de carbono reforçado. Outro tinha alguns “itens de teste” e, mais uma vez semelhante a Marquez, o piloto britânico fez a maior parte de seu trabalho em seu pacote padrão de 2019 e terminou o dia na P5. O companheiro de equipe Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) estava focado principalmente em melhorar sua configuração, com o piloto japonês fazendo um teste de pneus Michelin no final do dia para trabalhar com aderência.

No Team Suzuki Ecstar, houve um acidente de alta velocidade com o novato Joan Mir, com apenas 45 minutos da sessão restante, que trouxe uma bandeira vermelha. O GSX-RR de Mir acabou na cerca da curva 1 e, por precaução, o espanhol foi levado ao hospital para mais exames. Para o companheiro de equipe Alex Rins, trabalhar com o novo pacote aerodinâmico que vimos no fim de semana foi o foco principal dele, mas ele também teve uma pequena evolução no chassi e braço oscilante que ele testou em Barcelona. O espanhol terminou como o quarto mais rápido, completando 69 voltas em Brno, com Mir completando 69 voltas – algumas usando o pacote aerodinâmico pela primeira vez – antes do acidente, ele terminou o teste em sétimo.

Andrea Dovizioso, da Ducati Team, completou 48 voltas na segunda-feira e terminou em 12º, com o italiano testando um novo braço oscilante para a fábrica de Bolonha. O companheiro de equipe Danilo Petrucci trabalhou na configuração para tentar entender por que é que o desempenho não apareceu em Brno. Nos boxes da Pramac Racing, Jack Miller, que terminou no pódio do GP tcheco, confirmou ter testado um novo chassi Ducati durante o fim de semana. O australiano estava de volta ao que ele usou na primeira metade da temporada para a maioria dos testes de segunda-feira, com Miller fazendo voltas seguidas para confirmar que o novo era o caminho a seguir. Além disso, ele fez progresso com o choque traseiro. Francesco Bagnaia, companheiro de equipe, concentrou-se na conquista de mais milhas e, depois de ter encontrado uma nova configuração no TL4, em Brno, o Campeão do Mundo de Moto2 espera ter mais confiança na Áustria. Bagnaia terminou o teste como a Ducati mais rápida, ficando em nono – 0,632s do tempo de Quartararo.

Johann Zarco, da Red Bull KTM Factory Racing, teve um dia curto para manter os níveis de energia altos para a corrida caseira da equipe na Áustria neste fim de semana, com o francês completando o menor número de voltas – 31. Do outro lado da garagem, Pol Espargaró fez 49 voltas, enquanto a KTM trabalhou em um pouco de tudo: ajustes, eletrônicas, chassi, pacote aerodinâmico e suspensão. Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Tech 3, teve a oportunidade de rodar com uma máquina completa de especificações de fábrica em Brno, terminando de forma impressionante o dia a pouco mais de um décimo de Espargaró nas tabelas de tempos, ao levarem a P14 e a P15.

Aleix Espargaró tinha um chassi reforçado com carbono para testar durante as horas da manhã para Aprilia Racing Team Gresini, e à tarde o espanhol testou um novo braço oscilante para a fábrica de Noale. Ele fez 57 voltas, com o companheiro de equipe Andrea Iannone fazendo 52.

É hora de descansar alguns dias depois de um dia cheio na República Tcheca, mas os pilotos voltarão aos treinos para a TL1 na Áustria na sexta-feira, quando a ação começa no Red Bull Ring.

 

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – PORSCHE CUP BRASIL | ETAPA ESTORIL 2019 | MELHORES MOMENTOS:

 

Assista ao forte acidente de Dennis Dirani na etapa da Porsche Cup em Estoril:

 

Fórmula E: Como pilotos e equipes se comunicam:

 

Eurofarma terá quatro carros e Di Grassi na Corrida do Milhão da Stock Car:

 

ePRIX de NOVA YORK corrida 2 | Melhores momentos | Fórmula E 2018/19 – 13ª etapa:

 

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

 

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: