Mazda Road to Indy: Olin Galli vence disputa e será o representante do Brasil no shootout nos EUA

Hexacampeão brasileiro de kart conquista vaga com uma vitória e um quarto lugar na sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart em Aldeia da Serra. Piloto participará do shootout nos Estados Unidos e concorrerá a uma temporada completa na USF2000 em 2018

A disputa pela vaga do Brasil no shootout do Mazda Road to Indy teve muita emoção neste sábado (dia 26) no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O carioca Olin Galli faturou o prêmio ao conquistar uma vitória e um quarto lugar na rodada dupla da sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, na categoria Graduados.

Seis vezes campeão brasileiro de kart, Galli será o representante brasileiro na final mundial, que acontecerá em dezembro, nos Estados Unidos. O carioca de 21 anos vai concorrer ao lado de pilotos de diversos países ao prêmio de 200 mil dólares que dá ao campeão a chance de disputar a USF2000, primeiro estágio do programa para pilotos que almejam chegar à Fórmula Indy. A categoria possui carros de motores 2 litros e 140 cavalos de potência.

A chance de concorrer ao prêmio trouxe para a competição ainda mais pilotos, alguns experientes e que não estavam participando do campeonato regularmente. Dezoito kartistas estiveram na disputa, que teve um alto nível técnico.

Na tomada de tempos, a pole position ficou com o campeão do Mazda Road to Indy Brasil em 2016, o paulista Marcel Coletta. Na primeira corrida, que teve a disputa de 15 voltas, Coletta administrou bem a ponta, até ser ultrapassado por Galli, que havia partido de terceiro lugar e faturou a vitória. André Nicastro foi o segundo e Marcel o terceiro.

Na segunda prova, com o grid invertido para os cinco primeiros, Murilo Coletta administrou bem a vantagem por ter largado na frente e venceu a bateria, após 16 voltas. Galli, que partiu de quinto, chegou a estar em segundo, mas terminou em quarto. Marcel ameaçou o rival no início, mas no final também perdeu rendimento e terminou em quinto.

“A disputa foi muito boa. Vim justamente para conquistar a vaga e consegui”, comemorou Galli. “Na primeira corrida, foi uma briga intensa com o Marcel, mas consegui levar vantagem no final e venci. Na segunda corrida, fui com uma estratégia diferente de neutralizar os ataques do Marcel e não deixar ele pular na minha frente, pois o que valia era realmente o prêmio. Cheguei em quarto, que não foi uma posição tão boa, mas estrategicamente foi perfeito para garantir a vaga, sem correr muitos riscos”, ressaltou o carioca.

“Estou muito feliz com a chance de concorrer a um prêmio tão importante e estou confiante. Espero mostrar o meu valor lá fora, conseguir andar bem e tentar ser campeão para correr na USF2000 no ano que vem”, continuou Galli, que ainda tem pouca experiência fora do kart. O piloto fez alguns testes de Fórmula 3, Fórmula Renault e disputou duas corridas de Sprint Race.

Galli vê o caminho da Fórmula Indy como o ideal atualmente para os pilotos brasileiros. “A Fórmula 1 é o sonho da maioria dos pilotos, mas é praticamente inviável chegar lá hoje em dia. Já a Indy é um caminho com mais oportunidades. Se você ganhar as categorias de base, você consegue seguir com as premiações até a Indy. Na Fórmula 1, vale mais o dinheiro, não tem um programa assim”, finalizou.

Organizador do evento no Brasil, Paulo Carcasci ressaltou o bom grid na disputa pela vaga, que atraiu o interesse de pilotos experientes e que vieram participar da etapa com o objetivo de estar no shootout.

“O evento foi muito bacana. O Olin veio disputar a prova só pela chance de conquistar a vaga e outros pilotos, como o (Vinícius) Paparelli, o (Giuliano) Raucci, entre outros fizeram o mesmo, então eu fico contente por ser um prêmio que desperta um interesse a mais nos pilotos. As duas provas foram fantásticas. O Olin e o Marcel travaram um duelo muito bom. O nível de disputa foi alto, limpo e para o Olin será uma chance ótima. Ele está numa idade boa para começar nos monopostos e não tem oportunidade melhor que esta”, completou Carcasci, que é heptacampeão brasileiro de kart, campeão europeu de Fórmula Ford, campeão da F-3 Japonesa, além de vencedor da Gold Cup na F 3000, e que atualmente é coach internacional para pilotos.

Em breve será divulgada a data e a pista dos Estados Unidos onde Galli e pilotos do mundo todo concorrerão ao prêmio do Mazda Road to Indy em dezembro.

Confira os resultados das baterias da categoria Graduados em Aldeia da Serra (Top-6):

Corrida 1
1 #1 Olin Galli 15 voltas em 11min16s341
2 #28 André Nicastro
3 #177 Marcel Coletta
4 #818 Arthur Leist
5 #77 Murilo Coletta Graduados
6 #61 Allan Croce

Corrida 2
1 #77 Murilo Coletta 16 voltas em 12min06s281
2 #28 André Nicastro
3 #70 Vinicius Ponce
4 #1 Olin Galli
5 #177 Marcel Coletta
6 #218 Vinicius Papareli