Hunter-Reay vence em Sonoma e Dixon é pentacampeão da IndyCar em 2018

Scott Dixon garantiu seu pentacampeonato da IndyCar neste domingo em Sonoma depois de um erro logo no começo do seu rival direto ao título Alexander Rossi, cujo companheiro de equipe Ryan Hunter-Reay venceu a corrida final da temporada de 2108.

Hunter-Reay conseguiu sua primeira pole desde Long Beach 2014, e dominou a corrida tranquilamente com a briga pelo título sendo o foco. Ele levou dois pontos bônus por liderar a maior parte de voltas da corrida, e frustrando a dupla da Penske Josef Newgarden e Will Power – que precisavam vencer e esperar por um desastre de Dixon somado aos pontos extras.

Mas as poucas esperanças de Newgarden e Power diminuíram quando o primeiro acabou abandonando, enquanto o segundo terminou apenas na P3.

Dixon tinha entrado na corrida com uma vantagem de 29 pontos sobre o rival Rossi, significando que o piloto da Andretti Autosport tinha que terminar vários lugares à frente de Dixon além de vencer a corrida para ter chances ao título.

Mas Rossi precisou fazer uma parada extra nos boxes para consertar sua asa dianteira direita, depois de acertar seu companheiro de equipe Marco Andretti na primeira curva após a largada.

Depois de uma corrida de recuperação, a sétima posição de Rossi não era suficiente para desafiar Dixon, que conseguiu seu quinto título na IndyCar, aproximando-se da lenda AJ Foyt – detentor de seis campeonatos.

Marco Andretti e Simon Pagenaud pareciam credenciados ao pódio no início da corrida, mas terminaram na P4 e P5 à frente de Sebastien Bourdais e Newgarden.

Patricio O’Ward, campeão da Indy Lights, brilhou no sábado ao entrar para o Fast Six em sua estreia na IndyCar, e com um bom desempenho durante a corrida terminou em nono lugar à frente de Ed Jones, que completou os dez melhores.

Os brasileiros, Tony Kanaan completou sua 300ª corrida na IndyCar na P13 e foi o 16º na temporada, com seu companheiro de AJ Foyt Racing, Matheus Leist, em 19º em Sonoma para ser o 18º em seu ano de estreia na IndyCar. Pietro Fittipaldi terminou a corrida na P16 e foi o 26º no campeonato com 91 pontos.

A IndyCar agora entra de férias e no dia 10 de março retorna com o GP de São Petersburgo, abrindo a temporada de 2019.

 

IndyCar – Sonoma – Final:

1) Ryan Hunter-Reay (Dallara/Honda)
2) Scott Dixon (Dallara/Honda)
3) Will Power (Dallara/Chevrolet)
4) Simon Pagenaud (Dallara/Chevrolet)
5) Marco Andretti (Dallara/Honda)
6) S.Bourdais (Dallara/Honda)
7) Alexander Rossi (Dallara/Honda)
8) Josef Newgarden (Dallara/Chevrolet)
9) Patricio O’Ward (Dallara/Chevrolet)
10) Ed Jones (Dallara/Honda)
11) Santino Ferrucci (Dallara/Honda)
12) Tony Kanaan (Dallara/Chevrolet)
13) Jordan King (Dallara/Chevrolet)
14) Zach Veach (Dallara/Honda)
15) J.Hinchcliffe (Dallara/Honda)
16) P.Fittipaldi (Dallara/Honda)
17) Jack Harvey (Dallara/Honda)
18) Carlos Muñoz (Dallara/Honda)
19) Matheus Leist (Dallara/Chevrolet)
20) Colton Herta (Dallara/Chevrolet)
21) Max Chilton (Dallara/Chevrolet)
22) Charlie Kimball (Dallara/Chevrolet)
23) Graham Rahal (Dallara/Honda)
24) Spencer Pigot (Dallara/Chevrolet)
25) Takuma Sato (Dallara/Honda)