Vergne terá que cumprir serviço comunitário como punição por mensagens no rádio

O recém-coroado bicampeão da Fórmula-E, Jean-Eric Vergne, terá que realizar um dia de serviço público comunitário para a FIA, depois de ter sido descoberto que ele infringiu um artigo do International Sporting Code relacionado à conduta.

Vergne e a equipe DS Techeetah foram convocados pelos comissários depois da corrida de domingo, por conta do áudio de seu rádio no ePrix de New York City no sábado.

“As comunicações de rádio da equipe em questão sugeriram que o piloto do carro número 25 solicitou a seu engenheiro que pedisse ao seu companheiro de equipe, o piloto do carro nº 36, para parar seu carro no circuito para fazer com que o Diretor de Corrida chamasse uma intervenção do carro de segurança”, declarou um boletim dos comissários.

A transcrição dos detalhes do áudio de Vergne diz: “Diga ao André para parar, para trazer o Safety Car”.

Este áudio estava sendo circulado por outros pilotos na mídia, depois da corrida de domingo.

Vergne disse aos comissários que o contexto das mensagens era que “ele sabia que o carro nº 36 (Lotterer) sofreu danos em um incidente na curva 6 na 2ª volta, e quebrou a asa dianteira, perdeu tempo, e como resultado não estava mais na disputa por um ponto.”

O boletim continuou: “Ele tinha preocupações com sua segurança e a de outros pilotos, devido a detritos na pista e pediu ao engenheiro que o carro nº 36 fosse solicitado a parar apenas por esse motivo”.

Além disso, Vergne reconheceu que suas comunicações poderiam ter sido “mal interpretadas” e “inapropriadas”.

O áudio, que estava disponível publicamente por meio do aplicativo oficial de mídia da Fórmula E, não foi respondido pelo engenheiro Pascal Tortosa, de Vergne, segundo o boletim da FIA.

Os comissários declararam oficialmente que aceitaram a explicação de Vergne, mas detalharam que “é obrigação de um esportista neste nível agir de maneira justa e correta, e como um modelo para outros pilotos em todos os níveis do automobilismo”.

 

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX de NOVA YORK corrida 2 | Melhores momentos | Fórmula E 2018/19 – 13ª etapa:

 

ePRIX de NOVA YORK corrida 1 | Melhores momentos | Fórmula E 2018/19 – 12ª etapa:

 

LUCAS DI GRASSI comenta 3º lugar na temporada 2018/19 da FÓRMULA E:

 

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

 

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

 

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: