Em corrida caótica, Sebastien Buemi erra, bate e Sam Bird vence o ePrix de Santiago

Sam Bird venceu o ePrix de Santiago deste sábado, depois que Sebastien Buemi – largando da pole após a punição de Lucas Di Grassi – bateu sozinho faltando pouco mais de 10 minutos para o final da corrida no Chile.

O britânico da Virgin defendeu-se dos ataques do estreante Pascal Wehrlein para conquistar sua primeira vitória desde o ePrix de Roma na temporada passada.

A vitória deu a liderança do mundial para Bird, com um ponto de vantagem sobre o vencedor em Marraquexe, Jerome d’Ambrosio.

D’Ambrosio foi o oitavo com sua Mahindra depois de um final de semana complicado para o belga, que largou no final do grid depois de uma qualificação ruim em Santiago.

» Após punição de D’Ambrosio, Bird assume a liderança da Fórmula E

Seu companheiro de equipe na Mahindra, Wehrlein, segurou a segunda posição e usou o “modo de ataque” para pressionar Bird pela liderança nos minutos finais.

Alexander Sims foi o terceiro colocado, mas recebeu uma penalidade de drive-through convertida em penalidade de tempo pós-corrida por causar uma colisão com Edoardo Mortara no início da corrida, deixando-o na P8.

Isso promoveu Daniel Abt para a terceira posição, colocando duas Audis no pódio, à frente de Mortara em quarto e Robin Frijns em quinto, companheiro de Bird na Virgin, completando os cinco primeiros.

Di Grassi marcou o melhor tempo na Super Pole mais foi punido depois de não cumprir os procedimentos no retorno aos boxes durante a fase de grupos, e largou em último. Em uma excelente corrida de recuperação terminando em nono, apesar de receber uma punição por cortar a chicane durante a corrida e cair para 12º. Nelsinho Piquet foi o melhor brasileiro em 11º.

Felipe Massa (Venturi) bateu durante uma disputa com Oliver Rowland pela nona posição e abandonou a corrida.

A corrida na capital chilena bateu o recorde de temperatura na Fórmula E com a temperatura ambiente nos 38°C. O recorde anterior foi de 35°C em Putrajaya, na Malásia.

A F1Mania e o jornal LANCE! acompanham ‘in loco’ a corrida da Formula E deste final de semana.

 

ePrix de Santiago – resultado final:

1) Sam Bird (Audi)
2) Pascal Wehrlein (Mahindra)
3) Daniel Abt (Audi)
4) Edoardo Mortara (Venturi)
5) Robin Frijns (Audi)
6) Mitch Evans (Jaguar)
7) Alexander Sims (BMW)
8) J.d’Ambrosio (Mahindra)
9) Oliver Turvey (NIO)
10) José María López (Penske)
11) Nelson Piquet Jr. (Jaguar)
12) Lucas di Grassi (Audi)
13) André Lotterer (DS)
14) Gary Paffett (Venturi)
OUT) Oliver Rowland (Nissan)
OUT) A.F.da Costa (BMW)
OUT) Jean-Éric Vergne (DS)
OUT) Sébastien Buemi (Nissan)
OUT) S.Vandoorne (Venturi)
OUT) M.Günther (Penske)
OUT) Felipe Massa (Venturi)
OUT) Tom Dillmann (NIO)