Novo sidepod “agressivo” da Mercedes vale 0.25s na pista

A Mercedes afirmou que o design agressivo do sidepod do seu carro de Fórmula 1 para 2018 melhora em 0.25s o tempo de volta sozinho.

A equipe trabalhou forte durante o inverno europeu com o W09 para diminuir drasticamente a parte traseira do carro, com foco na capa do motor e na carroceria para garantir que fosse o mais compacto possível.

Em um vídeo lançado pela equipe na terça-feira, o diretor técnico da Mercedes, James Allison, comemorou a mudança lateral como a maior área de melhoria do desempenho.

“A maior (mudança) está embaixo do sidepod”, disse ele. “Nós fizemos alguns trabalhos lá para fazer esse carro realmente mais fino.

“Se você comparar com o carro de 2017, você vê a diferença. Dá pra notar que a carroceria se move em torno de onde o motor e o escape estão. No novo carro, isso está realmente mais fino.

“Não parece muita diferença, mas quando você aciona tudo, é algo como 0,25s mais rápido, apenas lá.

Além das mudanças na suspensão dianteira, elevando a parte da frente para ajudar a melhorar o fluxo de ar por baixo do carro, Allison disse que também houve melhoraria em quase todas as áreas do chassi.

Ele acrescentou: “Através de todo o carro, em todas as partes da superfície, fizemos coisas novas. Descobrimos maneiras diferentes de fazer.

“Nós encontramos uma melhor maneira de obter downforce e performance no carro. Cada um deles é pequeno isoladamente, mas quando somam se torna algo enorme.”