GP do Japão de F1: Reveja o AO VIVO da qualificação em Suzuka

Lewis Hamilton conquistou a pole position para p GP do Japão em uma intensa sessão de qualificação que viu as condições climáticas se alterarem constantemente em Suzuka. Sebastian Vettel foi e apanhado pela chuva e, depois de erro da Ferrari ao mandar a dupla com pneus intermediários, não teve tempo para mais voltas e largará na nona posição.

A Mercedes garantiu a dobradinha com Valtteri Bottas colocando a outro W09 na segunda posição. O finlandês conseguiu ser melhor que Hamilton no último final de semana na Rússia, mas foi três décimos mais lento do que o tetracampeão mundial no Japão.

 

Reveja o AO VIVO da F1Mania para a qualificação em Suzuka:

PARA A EXPERIÊNCIA COMPLETA DO “LIVE TIMING F1MANIA”, CLIQUE AQUI.

Circuito de Suzuka – Japão

Suzuka, além de espetacular e extremamente técnica, é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a pressão aerodinâmica dos carros atuais é feita de pé cravado. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 22 dos últimos 23 GPs foram vencidos por campeões mundiais.

Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma “pista de pilotos por excelência”. Seu desenho em forma de oito é único, sua sequência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada.

Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor, na famosa sequência dos ‘Esses”, onde todas as curvas serão contornadas a velocidades acima dos 200 kph. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.

 

Veja o VOLTA GUIADA F1MANIA no circuito de Suzuka, local do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 deste final de semana: