Fórmula 1 adia os planos de alterar o sistema de pontuação

O diretor de corrida da Fórmula 1, Charlie Whiting, confirmou que nenhuma mudança será feita no sistema de pontos em 2019. Uma nova maneira de distribuir pontos foi agenda nas mudanças de regras de 2019 e foi discutida seriamente.

O atual sistema de pontos da F1 está em vigor desde 2010. Atualmente, os dez primeiros pontuam, com o primeiro recebendo 25 pontos. Apenas uma mudança foi feita nos últimos oito anos, quando dois pontos foram introduzidos para a rodada final da temporada de 2014.

E Whiting admitiu que não é uma mudança de regra que precise esperar, pois pode ser implementada mediante acordo das equipes.

“Está sendo discutido. Não é como uma regra para 2021, é algo que, se todos concordarmos, poderíamos introduzir imediatamente, em 2019, de qualquer maneira. Mas não houve um acordo sobre isso.”

As nova regras de 2019 serão oficializadas em Paris nesta sexta-feira, quando o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA irá se reunir. No entanto, Whiting não está esperando surpresas no final da reunião.

“Não existem segredos lá”, disse ele. “Nós discutimos isso com as equipes algumas vezes.

“Havia algumas interações necessários pois poucas áreas precisavam de algum esclarecimento, as equipes ficavam nos perguntando o que aconteceria se fizéssemos isso, fizéssemos aquilo, e assim por diante.

“Acho que é um processo bastante satisfatório pelo qual passamos, e esperamos que estejam mais claros agora. Então, como eu disse, isso ficou para 2019, pronto.”