Carro 2019 da Red Bull irá utilizar mesmo estilo de rodas da Mercedes

Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, disse que o carro deste ano, o RB15, utilizará o polêmico estilo de rodas da Mercedes na temporada. O projeto já foi aprovado pela FIA e parece provável que outras equipes adotem o design.

O projeto surgiu depois que a Mercedes teve problemas com o superaquecimento dos pneus traseiros, e durante o verão eles encontraram uma solução, colocando buracos nos aros que promoviam o fluxo de ar ao redor da roda, o que por sua vez ajudava o resfriamento. No entanto, a Mercedes estava preocupada com o fato de que o design inovador iria entrar em conflito com as regras, e optou por não executar o projeto controverso nas últimas três corridas da temporada 2018.

Desde então, as rodas concebidas por Aldo Costa, foram aprovadas pelo comité técnico da FIA, que as aprovou depois de decidir que os furos não proporcionam qualquer benefício aerodinâmico. O projeto estava originalmente sujeito a discussão, já que a FIA estava preocupada que o efeito obtido fosse similar ao “eixo soprado” que foi proibido em 2012.

O design da Mercedes passou desde então em todos os testes relevantes da FIA. A entidade (FIA), estava convencida de que o projeto era sobre gerenciamento de temperatura, em vez de procurar qualquer benefício aerodinâmico, e Toto Wolff confirmou que o novo design será usado no carro de 2019.