FIA pode paralisar os campeonatos da F1, FE e WEC devido à pandemia do coronavírus

Segundo apuração feita pela F1Mania, o restante do calendário do Mundial 2020 de Fórmula 1 pode estar ameaçado depois de uma reunião emergencial feita entre dirigentes desta categoria e outras e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para discutir a situação de risco de infecção pelo coronavírus COVID-19.

O adiamento indefinido do GP do Vietnã é dado como certo, restando apenas questões comerciais para o anúncio, mas surge a possibilidade da paralisação das competições.

O mundo da velocidade vem sofrendo os efeitos do surto do coronavírus há algumas semanas de maneiras mais intensas, quando começou a realizar adiamento e cancelamento de eventos por conta de limitações de fronteiras e também pela própria segurança dos organizadores, equipes e pilotos.

Tudo começou com o adiamento indefinido do ePrix de Sanya (China) de Fórmula E, que estava marcado para abril, e logo se sucedeu pelo cancelamento do GP da China de Fórmula 1. Depois disso, o GP do Catar de MotoGP foi cancelado para a categoria rainha, enquanto outras três etapas foram adiadas ou canceladas.

A F1 anunciou há alguns dias que o GP do Bahrein seria disputado atrás de portões fechados, sem público, para que o evento não fosse cancelado, mas também diminuísse o risco de contaminação. E, na sequência, a Fórmula E anunciou o adiamento indefinido de mais duas etapas, em Roma (Itália) e Jacarta (Indonésia).

Mais um capítulo parece ter começado, então, a ser escrito nesta quarta-feira, quando a Organização Mundial da Saúde anunciou que classifica o surto de coronavírus como sendo uma pandemia, ou seja, uma ameaça à saúde global e não mais localizada como era inicialmente, principalmente no continente asiático, posteriormente no europeu, até que houvesse um número de casos consideráveis por todo o planeta.

Em consequência disto, a FIA decidiu reunir-se com seus principais stakeholders nesta quarta, conforme foi amplamente difundido pela imprensa mundial e aqui na F1Mania.

Oficialmente, nada se sabe sobre esta reunião, porém já se fala, e a F1Mania também apurou, que foi definido que o GP do Vietnã será adiado indefinidamente, restando apenas a estruturação de um sistema para a devolução dos ingressos já vendidos para etapa para que o anúncio seja feito.

Com a piora na situação do coronavírus pelo mundo, o anúncio da OMS em relação à classificação do surto como pandemia, a F1Mania pode afirmar que a possibilidade de paralisação de todas as competições FIA após o GP do Bahrein está sob a mesa até que a situação evolua.

É sabido que a FIA tem um grupo especial que monitora praticamente em tempo real a situação da doença pelo mundo e aconselha caminhos para que a Federação tome em relação às suas competições, então a decisão sobre a paralisação dos campeonatos pode depender de como o COVID-19 se comportará nos próximos dias ou até mesmo horas.

Oficialmente, a F1, além do GP da Austrália neste fim de semana, tem sua próxima etapa marcada entre os dias 20 e 22 de março e depois só no dia 3 de maio, na Holanda. O WEC (Mundial de Endurance) tem sua próxima etapa marcada em Sebring, nos Estados Unidos, para o próximo dia 20. A F-E tem o ePrix de Paris no dia 18 de abril.

Com exceção da F1, que já tem os equipamentos no Bahrein para realizar a próxima etapa na próxima semana e depois disso teria uma corrida em 52 dias, todas as demais categorias principais da FIA tem etapas marcadas em cerca de um mês ou menos.

A situação segue sendo monitorada pela FIA, mas a decisão de momento mais provável parece ser a paralisação das competições após o GP do Bahrein de Fórmula 1.

Caso a paralisação se confirme, não está claro se seria por tempo indeterminado, a depender da melhora na situação da pandemia COVID-19, ou se haveria uma data de retorno já definida para as competições.

O GP da Austrália de F1 deste fim de semana segue confirmado, apesar de alguns funcionários da organização, McLaren e Haas estarem sob auto-isolamento por estarem sofrendo de sintomas semelhantes aos sofridos com o coronavírus.

 

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!

Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GzqQCuKV8TPGsElJFx3BrO

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

 

Está no ar o Episódio #4 do Podcast F1Mania Mundo Afora – Testes da F2 e da F3 + brasileiros confirmados em Le Mans. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:

 

Ouça no Spotify – https://f1mania.vc/auV
Ouça no Google Play Music – https://f1mania.vc/auU
Ouça no Deezer – https://f1mania.vc/auX
Ouça no iTunes – https://podcasts.apple.com/us/podcast/f1mania-podcast/id1496336264

 

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube: ePRIX DE MARRAQUEXE 2020 | MELHORES MOMENTOS:

 

AlphaTauri apresenta o AT01:

 

McLaren revela o MCL35 para a temporada 2020 da F1:

 

Red Bull mostra primeiras imagens do RB16 na pista:

 

Ferrari apresenta o SF1000 para a F1 2020:

 

F1Mania visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola:

 

Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera: