Toyota GAZOO Racing apresenta veículo e equipe de pilotos para a temporada 2017

  • Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen serão os condutores oficiais da Toyota no Campeonato Mundial de Rali (WRC), com Esapekka Lappi como piloto de testes
  • O modelo utilizado pelos profissionais será o Yaris WRC, equipado com motor de injeção direta a gasolina de 1.6 litros e 385 cv

 

A Toyota GAZOO Racing, empresa do grupo Toyota focada nas ações relacionadas aos esportes de performance automobilística, apresentou sua equipe de pilotos para a temporada 2017 do Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship). Eles disputarão a competição a bordo do bólido baseado no modelo Yaris a partir de 19 de janeiro do ano que vem, data da primeira prova, no distrito de Montecarlo, em Mônaco, na França.

A Toyota vem trabalhando para voltar ao campeonato com força total. Antes de anunciar seu retorno ao Rali, a fabricante dedicou mais de um ano em programas de testes com equipes especializadas, a fim de obter um excelente resultado já na primeira etapa do circuito mundial em Montecarlo.

Para a Toyota, a participação no WRC, Rali de elevado nível técnico e competitivo, é a chance de oferecer novos desafios e oportunidades no que tange ao desenvolvimento de equipes experientes, explorando novas tecnologias e provando diferentes terrenos ao redor do mundo, para, assim, contribuir com o objetivo principal da marca: produzir carros cada vez melhores.

Yaris WRC

O Yaris WRC foi tecnicamente e pontualmente desenvolvido, levando em consideração todos os requisitos e regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a temporada 2017, sendo o modelo parte da nova geração de carros para Ralis, que prometem entregar ainda mais emoção aos fãs nos próximos anos. Equipado com um motor de injeção direta a gasolina e 1.6 litros é capaz de gerar 385 cv aliado a um sofisticado design, baseado nas regras de aerodinâmica dos automóveis.

“Este é um veículo cuidadosamente projetado com potencial incrível”, revela Tommi Mäkinen, diretor da Toyota GAZOO Racing WRC. “O novo regulamento dá muito mais liberdade em termos de desenvolvimento. Embora ainda temos de explorar todas as possibilidades, podemos dizer que o Yaris WRC tem alta confiabilidade e velocidade. Mal posso esperar para ver os resultados em condições de corrida”, acrescenta.

Equipe de pilotos

A Toyota competirá com duas unidades do Yaris WRC, conduzidos por Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen, que irão acelerar os veículos já na primeira etapa, em Montecarlo. Esapekka Lappi, jovem piloto finlandês que este ano ganhou o campeonato na categoria WRC2, também será integrado à equipe como piloto de testes ao longo de toda a temporada.

Jari-Matti Latvala

Desde a sua primeira temporada no Rali do WRC, em 2002, Jari-Matti Latvala mantém alta performance, encerrando 2016 com 16 vitórias. O piloto já participou de 169 corridas e conquistou o vice-campeonato do WRC em três ocasiões, ao lado do copiloto Mikka Anttila, tornando-se, assim, um dos melhores da categoria. Possui larga experiência nesta competição que exige elevado nível técnico.

Juho Hänninen

Juho Hänninen irá competir pela Toyota GAZOO Racing WRC ao lado de seu copiloto Kaj Lindström. Hänninen participou do desenvolvimento do Yaris WRC desde o primeiro teste. O profissional possui vasta experiência no WRC e detém profundo conhecimento do veículo.

Esapekka Lappi

Esapekka Lappi foi recentemente coroado vencedor do Campeonato Mundial de Rali na categoria WRC2. O jovem piloto finlandês tem impressionado o público com sua velocidade, temperamento e capacidade de adaptação. Depois de um período de experimentação na categoria R5 no Campeonato Europeu de Rali e desenvolver suas habilidades no WRC2, Lappi mostra-se pronto para enfrentar um novo desafio em sua carreira: ser um piloto de testes na maior competição de ralis do mundo pela Toyota GAZOO Racing.