Quebrando recorde, Kris Meeke vence o Rally da Finlândia

Britânico vence no evento do WRC mais rápido já disputado

O norte-irlandês Kris Meeke venceu o Rally da Finlândia neste domingo à tarde com a quebra de um recorde que marcou esta como sendo a etapa do WRC mais rápida da história.

Sua vitória de 29.1s sobre Jari-Matti Latvala acabou com as esperanças finlandesas de uma terceira vitória consecutiva em solo caseiro e estabeleceu um novo recorde de velocidade. A média de 126,6 km/h de Meeke destruiu a performance de Latvala no mesmo rally há 12 meses por 1,2 km/h.

Meeke tornou-se o primeiro piloto britânico a vencer o clássico rally finlandês e somente o sexto vencedor não-nórdico em seus 65 anos de história. Ele liderou por quase todos os quatro dias num Citroen DS3.

Para coroar um dia memorável para a equipe Abu Dhabi Total, que está com um programa de tempo não-integral no WRC nesta temporada, o irlandês Craig Breen conquistou seu primeiro pódio em terceiro. Ele terminou 1:41.3s atrás de Meeke, tendo conquistado sua primeira vitória de estágio nesta manhã.

Latvala foi desmoralizado pelo desempenho impressionante de Meeke e terminou em segundo para subir para terceiro no campeonato. Seu único erro aconteceu no primeiro dia quando ele furou um pneu do seu Volkswagen Polo R.

Breen, ex-campeão júnior do WRC, conquistou um pódio em sua somente quarta corrida. O piloto de 26 anos não conseguiu segurar suas lágrimas ao cruzar a linha de chegada no estágio final. “Este é o melhor dia da minha vida”, disse.

Thierry Neuville segurou seu companheiro Hayden Paddon, ambos em Hyundai i20, para conquistar o quarto lugar por 2.3s, ambos os pilotos infelizes com a dirigibilidade do seu carro durante o rally. Mads Ostberg completou o top 6 num Ford Fiesta RS.

Andreas Mikkelsen terminou em sétimo num Polo R. O vencedor da WRC 2, Esapekka Lappi, foi oitavo com Kevin Abbring e Teemu Suninen completando o top 10.

As esperanças de Ott Tanak de tirar o terceiro lugar de Breen terminaram quando ele bateu neste domingo de manhã. Sebastien Ogier segurou a liderança do campeonato apesar de não ter conseguido pontuar.

O campeonato agora vai para o asfalto no próximo mês quando o Rally da Alemanha será disputado em Trier entre os dias 18 e 21 de agosto.