Ogier vence o Rally de Portugal pela quinta vez

Piloto francês tornou-se o maior campeão da prova, alcançando as cinco conquistas do finlandês Markku Alén

Se o belga Thierry Neuville ensaiava uma reação no Mundial de Rally, descontando pouco a pouco a vantagem de Sébastien Ogier, o Rally de Portugal jogou um belo balde de água fria nas pretensões dele. É que Ogier voltou a vencer – o que não fazia desde janeiro – e ampliou ainda mais sua vantagem na temporada do WRC.

Agora, Ogier soma 128 pontos, contra 106 de Neuville.

Essa conquista colocou o nome de Ogier de vez na história do Rally de Portugal. Foi a quinta vitória dele no País (2010, 2011, 2013, 2014 e 2017), alcançando um recorde que pertencia ao finlandês Markku Alén. Não custa lembrar, foi justamente em Portugal que Ogier ganhou pela primeira vez na vida, há sete anos.

“É um sentimento incrível poder estar de volta ao topo do pódio. Tenho de agradecer a equipe porque o carro estava simplesmente perfeito”, comemorou Ogier, que corre de Ford Fiesta.

O piloto francês terminou a prova 15,6s à frente de Neuville, mas essa diferença não retrata exatamente a boa disputa entre os dois ao longo do fim de semana. Neuville foi melhor no início, e ganhou um total de quatro especiais (como são chamados os trechos do rali), enquanto Ogier cresceu no final, ganhando cinco.

“Eu sofri muito com a traseira do carro. O Ford Fiesta estava mais rápido e a gente não ia conseguir alcançá-los”, justificou Neuville, que anda de Hyundai i20. Toda a ação do Rally de Portugal pode ser vista na Red Bull TV (redbull.tv), por meio de um programa especial on demand que traz os melhores momentos de cada dia de disputa.

A próxima etapa do WRC será o Rally da Itália, dia 11 de junho.