No 2º turno, briga pela liderança esquenta etapa da Polônia no Mundial de Rally

Ogier e Neville travam boas disputas em busca do título após metade da competição

Com a metade da competição já realizada, o Campeonato Mundial de Rally (WRC) chega à oitava etapa, neste final de semana, na Polônia, com uma disputa quente pelas primeiras colocações. Favorito e em busca do pentacampeonato, o líder da competição Sébastien Ogier tenta abrir vantagem, mas ainda tem em seus retrovisores os adversários que aceleram forte rumo ao título.

O francês Ogier possui 141 pontos e cinco pódios em sete provas (duas vitórias, dois vices e um terceiro lugar). Apenas 18 pontos atrás, o belga Thierry Neville tem um pódio a menos, mas o mesmo número de primeiras posições. Além disso, um vice e um terceiro. Ele perdeu muitos pontos no começo da temporada por conta de penalidades, que poderiam alçá-lo mais acima da classificação. No ano, por exemplo, o piloto já ficou melhor ranqueado do que o tetracampeão em três etapas.

Com 108 pontos, o estoniano Ott Tanak quer acelerar mais após a metade da competição para brigar pelo título. O piloto possui uma vitória, um vice e dois terceiros lugares. Vale lembrar que, em sete provas, foi superior a Ogier em três delas.

“Todos sabem que a Polônia é uma das minhas provas favoritas. Os estágios são muito rápidos e isso é o que eu realmente gosto. Eu cresci em estradas assim na Estônia, e este ano terá ainda mais adrenalina na corrida com novos carros”, afirma Tanak, vencedor da etapa anterior, disputada no Itália.

Um pontinho atrás, está Jari-Matti Latvala, que costuma ser um dos postulantes às grandes conquistas no início das temporada. Ele também já foi primeiro colocado em uma etapa, além de dois vices. Na disputa particular com Sébastien Ogier, foi melhor em duas provas.

O rally da Polônia é um retorno às origens do esporte. Desde 1921, pratica-se a modalidade no país. No Campeonato Mundial, já entrou e saiu em algumas oportunidades. Em 2017, há novidades: dois novos estágios, sendo eles Pozezdrze (23.80 km) e Orzysz (10.50 km).

O público brasileiro poderá acompanhar, ao vivo, as emoções da oitava etapa do WRC. Neste sábado (1), a partir das 8h50 (horário de Brasília), haverá transmissão na internet pela Red Bull Tv, no linkhttps://www.redbull.tv/live/AP-1Q84GRTZD1W11/fia-world-rally-championship