Mikkelsen vence o Rally da Polônia pela Volkswagen

Andreas Mikkelsen conquistou uma vitória dramática no último suspiro no Rally da Polônia neste domingo quando o líder Ott Tanak perdeu cruelmente sua primeira vitória no Mundial de Rally (WRC).

O Ford Fiesta RS de Tanak sofreu com um furo no penúltimo teste de velocidade na chuva, perdendo sua liderança de quase 20 segundos e permitindo Mikkelsen a conquistar a segunda vitória da sua carreira. Ele se tornou o sexto vencedor diferente nas últimas seis etapas de uma temporada imprevisível.

Mikkelsen se solidarizou com o estoniano, tendo tido um final similar quando ele rodou e perdeu a liderança na Suécia em 2015 no último trecho.

Tanak foi muito rápido na superfície arenosa, mas foi ainda melhor nas superfícies mais rápidas desde sexta-feira à tarde e consolidou no final. “Não há nada que eu possa dizer. Tudo isto e então você não consegue nada, é muito duro”, disse ele.

Hayden Paddon completou o pódio num Hyundai i20, 2.3 segundos atrás de Tanak, para encerrar uma série de acidentes nas duas rodadas anteriores. No entanto, o neozelandês quase relaxou demais no estágio finai, permitindo seu companheiro Thierry Neuville a ficar 0.8s de distância.

Jari-Matti Latvala terminou em quinto, mais 4.5s atrás num Volkswagen Polo R. O companheiro de equipe Sebastien Ogier foi sexto, com o líder do campeonato admitindo que as condições eram tão ruins que simplesmente sobreviver no último dia era seu único objetivo.

Craig Breen foi sétimo num DS 3, subindo depois do seu companheiro Stephane Lefebvre quebrar sua suspensão traseira esquerda depois de rodar numa árvore. O francês terminou em nono.

Mads Ostberg superou Lefebvre e seu companheiro Eric Camilli, que terminou o estágio final com a suspensão danificada em seu Fiesta RS depois de sair da estrada na especial anterior. Camilli ficou em 10º.

Dani Sordo abandonou depois de danificar seu i20 contra uma árvore.

O Rally da Polônia marcou o meio da temporada de 14 etapas e a segunda metade começa com o Rally da Finlândia entre os dias 28 e 31 de julho.