Kris Meeke vence o Rally de Portugal pela Citroen

Kris Meeke tornou-se o quarto vencedor diferente em cinco rodadas do WRC nesta temporada depois de vencer o Rally de Portugal neste domingo.

O irlandês, retornando ao campeonato depois de perder as duas etapas nas américas, venceu o evento de quatro dias por 29.7s no seu Citroen DS3. Esta foi sua segunda vitória depois de vencer na Argentina no ano passado.

Meeke seguiu Sebastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Hayden Paddon no degrau mais alto do pódio do WRC deste ano depois de construir uma liderança de quase um minuto durante a primeira parte do rally e medindo seu ritmo durante o último dia e meio.

Ele assumiu a liderança no segundo estágio na sexta-feira e permaneceu sem problemas pelas montanhas rochosas no norte do país, tirando o máximo das condições limpas.

Depois de um dia de abertura cheio de contratempos, Andreas Mikkelsen melhorou seu ritmo para conseguir tomar o segundo lugar do seu companheiro e líder do campeonato Sebastien Ogier. Mudanças nos ajustes do seu Volkswagen Polo R inspirou o norueguês que venceu os dois primeiros estágios de hoje e terminou 4.8s à frente.

Ogier sofreu com dois furos de pneu hoje. Com apenas uma roda sobressalente em seu Polo R, ele teve seu ritmo comprometido para conseguir terminar o último estágio e alcançar Matosinhos depois de encher um dos pneus furados com ar.

Dani Sordo terminou em quarto depois de suas esperanças de pódio acabarem ontem por conta de problemas de estabilidade com a traseira do seu Hyundai i20.

Quinto colocado, Eric Camilli conquistou o melhor resultado da carreira em apenas sua quinta largada no WRC. O francês teve um freio de mão quebrado em seu Ford Fiesta RS hoje e uma rodada no estágio final quase permitiu que Jari-Matti Latvala o alcançasse. A diferença foi de 5.3 segundos.

Latvala completou o rally com as mãos envoltas em bandagens depois de lutar com seu Polo R pelas montanhas sinuosas na sexta-feira com a direção hidráulica quebrada.

Mads Ostberg ficou quase três minutos atrás em sétimo no outro Fiesta RS depois de problemas técnicos. Martin Prokop, Pontus Tidemand e Nicolas Fuchs completaram o resultado.

A sexta etapa será na ilha mediterrânea da Sardenha para o Rally da Itália-Sardenha, que será entre os dias 9 e 12 de junho.