Esapekka Lappi vence pela primeira vez no Mundial de Rally

É bom anotar este nome! O piloto finlandês é o pupilo da lenda do rali mundial Tommi Mäkinen e está começando a impressionar

Já ouviu falar de Esapekka Lappi? O piloto finlandês de 26 anos de idade é o atual campeão do WRC2, a divisão de base do Mundial de Rally. Desde 2011, anda fazendo participações esporádicas na categoria principal: o WRC.

E a partir de agora é bom prestar muita atenção nesse cara.

É que ele acaba de vencer pela primeira vez na elite do rali. Pra ficar ainda mais legal, fez isso correndo em casa! Lappi ganhou o Rally da Finlândia, disputado neste fim de semana. O resultado surpreendeu os maiores nomes do esporte, mas é preciso dizer que era algo que já vinha amadurecendo.

Lappi disputou apenas quatro etapas neste ano. E conquistou o melhor resultado de sua carreira no Rally da Itália, em junho, chegando em quarto lugar (e vencendo uma das especiais). Ele pilota o Toyota Yaris WRC da equipe de Tommi Mäkinen, tetracampeão mundial de rali nos anos 1990.

Agora, veio a conquista inédita na Finlândia.

“É inacreditável! Esse aqui é o meu território, eu sabia que deveria mostrar força na minha própria casa, e eu consegui. Eu tenho de agradecer muito à equipe e principalmente ao Tommi Mäkinen. Eles construíram um carro muito rápido em um período bem curto”, comemorou Lappi, com a frieza característica dos finlandeses.

Tommi Mäkinen estava um pouco mais emocionado. Lembrou de sua primeira vitória, alcançada neste mesmo rali, em 1994. Aquele resultado foi fundamental para garantir a Mäkinen um lugar fixo em uma equipe de fábrica no WRC, primeiro passo para que ele se tornasse uma lenda do esporte.

“Eu tinha um sentimento muito forte de que o Lappi poderia repetir o que eu fiz aqui mais de vinte anos atrás. Eu estou muito, muito feliz por ele e pela equipe. Nós mostramos que estamos cada vez mais fortes”, falou Mäkinen. Não custa lembrar, a Toyota está voltando ao WRC depois de 17 anos afastada e esta foi apenas sua segunda vitória na temporada.

A outra havia sido conquistada no Rally da Suécia, em fevereiro, pelo também finlandês Jari-Matti Latvala.

Verdade seja dita, a vitória de Lappi foi razoavelmente facilitada pelos nocautes nos adversários ao longo do rali. Sébastien Ogier bateu logo no primeiro dia, Latvala teve problemas elétricos no segundo, Ott Tanak sofreu um furo de pneu e Thierry Neuville não encontrou o acerto ideal do carro para as trilhas da Finlândia.

Mas cada um com os seus problemas. De forma bastante merecida, Esapekka Lappi é o mais novo nome na galeria de vencedores do WRC.

O campeonato agora apresenta um empate na liderança entre Thierry Neuville, da Hyundai, e Sébastien Ogier, da Ford. Os dois somam 160 pontos. Faltam quatro etapas para o encerramento da temporada e o próximo desafio será o Rally da Alemanha, a partir de 18 de agosto.

Enquanto isso, você pode ver e rever toda a ação do Rally da Finlândia pela Red Bull TV. O canal preparou um programa especial diário no formato on demand trazendo um resumo de tudo o que rolou de mais legal na prova.