Porsche vence em Xangai e leva título de Montadoras

Uma quarta vitória no FIA WEC em 2016 para o Porsche 919 Hybrid número 1, pilotado por Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley assegurou um segundo título consecutivo no campeonato de montadoras para a marca alemã com uma etapa de antecedência.

A Porsche conquistou a vitória na frente de 55 mil espectadores, liderando a grande maioria das seis horas no Circuito Internacional de Xangai nesta tarde.

A única preocupação séria para os vencedores foi quando Brendon Hartley teve que parar para instalar um novo bico depois de acertar uma grande bola de borracha na segunda hora.

Se o vencedor da corrida não esteve em grande dúvida, a batalha pela segunda posição durou toda a corrida entre as duas Toyota TS050 HYBRID e o Porsche #2.

No final foi o Toyota #6 de Stephane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi, atualmente na segunda posição do campeonato de pilotos, que conquistou os 18 pontos à frente de seus companheiros de equipe. Algumas decisões acertadas de estratégia colocaram os carros japoneses à frente do Porsche #2, mas dois furos de pneus para o #6 o impediram de sonhar com a vitória.

A equipe ByKolles conquistou sua primeira vitória entre as equipes privadas na LMP1 nesta temporada com Oliver Webb, Pierre Kaffer e Simon Trummer chegando em oitavo no geral depois de o Rebellion Racing R-One-AER #13 sofreu com problemas no motor.

Na LMP2, a Signatech Alpine conquistou o título com Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi terminando em quarto.

O trio da Les Bleus sobreviveu de um contato com seus rivais da RGR Sport, que eventualmente terminou em terceiro, e uma rodada para conquistar o título.

A vitória da corrida acabou caindo nos braços da G-Drive Racing, marcando a segunda vitória consecutiva com seu ORECA 05-Nissan.

A LMGTE Pro viu uma dobradinha da Ford com o #67 de Andy Priaulx e Harry Tincknell conquistando uma vitória dominante sobre seus companheiros Olivier Pla e Stefan Mucke. Foi a segunda dobradinha consecutiva para a montadora.

A LMGTE Am será decidida no Bahrain já que o Aston Martin #98 de Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e Pedro Lamy conquistou a quinta vitória da temporada.