Mark Webber anuncia sua aposentadoria para o final da temporada 2016

O ex-piloto de Fórmula 1 da Red Bull e atual campeão Mundial de Endurance Mark Webber, vai se aposentar do automobilismo profissional no final de sua atual campanha na Porsche LMP1.

A última corrida do australiano será a final do WEC 2016 no Bahrain dia 19 de novembro, ele ficará como um “representante especial” da Porsche.

Webber teve sua chance na F1 em 2002 com a Minardi, marcando pontos  sua já na sua estréia em casa, e correu com a Jaguar e Williams antes de se juntar a Red Bull em 2007.

Foi com a Red Bull que ele teve sua passagem mais bem sucedida na categoria com nove vitórias, terminando em terceiro colocado no campeonato de pilotos por três ocasiões antes de sair no final da temporada de 2013.

Desde que entrou para o então novo programa LMP1 da Porsche em 2014, Webber ganhou sete rodados do WEC com Timo Bernhard e Brendon Hartley. O trio ganhou o título de pilotos do ano passado e terminaram em segundo colocado nas 24 horas de Le Mans.

“Eu cheguei onde mereço”, disse Webber. “Porsche é a marcar que eu sempre amei mais e aquela que mais me convém. Vou perder a velocidade, downforce e competição, mas quero sair no alto e eu estou muito ansioso para as minhas novas tarefas. Foi uma grande mudança da Fórmula 1 para a LMP1 e uma experiência totalmente nova. Mas ela veio no momento certo para mim. Eu descobri que eu gostava de partilhar um carro e a química entre Timo e Brendon é para mim especial, algo que eu sempre vou lembrar. Vai ser estranho entrar no carro de corrida pela última vez no Bahrain, mas por agora vou desfrutar completamente de cada momento das corridas restantes”, finalizou o piloto australiano.

Webber, Bernhard e Hartley estão em quarto lugar na classificação do WEC, faltando 3 etapas para o fim do campeonato. A próxima etapa acontece em Fuji nesse final de semana.