Lucas di Grassi vence pela primeira vez no Mundial de Endurance

O trio formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, pelo francês Loïc Duval e pelo britânico Oliver Jarvis venceu, na tarde deste sábado (7), as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, prova válida pela segunda etapa da temporada 2016 do Campeonato Mundial de Endurance – o FIA WEC. Em corrida bastante dura para todos os carros, e temperaturas próximas dos 30 graus, o Audi R18 número 8 levou a melhor vencendo com duas voltas de vantagem sobre o trio segundo colocado (Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani), da Porsche.

A prova, de seis horas de duração, foi bastante movimentada com disputas, acidentes, quebras, punições e alguns períodos de bandeira amarela na pista. Lucas di Grassi largou da quarta posição e ainda na primeira hora de corrida já ocupava o segundo lugar (chegou a liderar), quando passou a condução do R18 a Duval. A pouco menos de duas horas do final, com Jarvis ao volante, o trio assumiu a liderança da prova para não mais deixa-la.

“Felicidade imensa com esta primeira vitória no FIA WEC. Trabalhamos muito para alcança-la e com certeza isso vai dar um grande ânimo a mais para os mecânicos e principalmente no moral do time para Le Mans”, afirmou Di Grassi, referindo-se à próxima prova da temporada do Mundial de Endurance.

Foi a primeira vitória de Lucas di Grassi na categoria, o que representa também a primeira vitória brasileira no geral de uma prova do World Endurance Championship. O paulistano de 31 anos disputa a classe LMP1 Hybrid, que tem os carros mais rápidos e tecnologicamente avançados do grid, e que polariza as disputas por vitórias contra marcas como Porsche e Toyota.

“Foi importante também para acabarmos de uma vez por todas com um ciclo de má-sorte que rondava o nosso carro. Agora é manter a cabeça levantada, o foco, o trabalho duro e levar este ótimo momento para as 24 Horas de Le Mans”, disse Lucas.

“Hoje os pilotos, a equipe e a tecnologia tiveram de mostrar reais qualidades de resistência”, destacou o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. “Estou muito feliz pela primeira vitória do Lucas, do Loïc e do Oliver. Meus sinceros parabéns à impecável performance do trio”, elogiou. Foi a 16ª vitória da Audi no FIA WEC e a 106ª dentro da categoria de protótipos esportivos (LMP).

Ao lado de Duval e Jarvis, Di Grassi é agora o terceiro colocado na tabela do campeonato com os 25 pontos conquistados com a vitória. Pela equipe Audi Sport Team Joest, o próximo compromisso do brasileiro é o dia de testes em Le Mans no dia 5 de junho. A bateria serve como preparação para a prova mais importante do calendário: as 24 Horas de Le Mans, em 18 de junho, prova na qual Lucas já tem um terceiro e um segundo lugar conquistados (2013 e 2014).

Antes, porém, o brasileiro defende a liderança da Fórmula E – categoria na qual vem de duas vitórias consecutivas – no e-Prix de Berlim, no dia 21 de maio.

 

WEC 6 Horas de Spa – Resultado (LMP1. Top-3)
1-) Lucas DI GRASSI/Loïc DUVAL/Oliver JARVIS (Audi R18) – 160 voltas em 6h0032s112
2-) Romain DUMAS/Neel JANI/Marc LIEB (Porsche 919) – a 2 voltas
3-) Mathéo TUSCHER/Dominik KRAIHAMER/Alexandre IMPERATORI (Rebellion) – a 4 voltas