24h de Le Mans: Neel Jani coloca Porsche na pole-position

A Porsche, atual campeã de Le Mans, partirá da liderança das 24 Horas de Le Mans de 2016 no sábado, com o Porsche 919 Hybrid número dois na pole-position. O piloto suíço Neel Jani cravou a volta mais rápida da semana no primeiro treino classificatório ontem, 3:19.733, no carro que será compartilhado com Romain Dumas e Marc Lieb, sua segunda pole-position consecutiva em Le Mans.

A meteorologia na região de Sarthe impediram os planos das equipes de melhoraram os tempos de ontem com a terceira e última sessão classificatória recebendo bandeira vermelha por 57 minutos por conta de fortes pancadas de chuva. A pole-position geral e da classe principal registrada ontem permaneceu inalterada.

O número 1 dos campeões do WEC, Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, completaram a dobradinha da Porsche. Os dois Toyota TS060 formam a segunda fila, seguidos pelos dois Audi R18.

Dominik Kraimhamer cravou o tempo mais rápido entre as equipes privadas da LMP1 no R-One ERA, à frente do carro irmão número 4 que está agora reparado do incêndio de ontem.

Os carros do FIA WEC provaram que serão os que devem ser batidos na LMP2, René Rast ditando o ritmo no G-Drive Racing ORECA 05 Nissan número 26. Sua melhor volta em 3:36.605 o colocou à frente dos dois Alpine da Baxi DC Racing (Nelson Panciatici) e Signatech (Nicolas Lapierre) com quarto na classe em sua estreia em Le Mans sendo o Manor ORECA número 44 de Roberto Merhi.

O domínio da Ford e Ferrari de ontem não foi desafiado devido às condições que permaneceram traiçoeiras mesmo depois de a chuva ter parado. Gianmaria Bruni na Ferrari 488 GTE número 51 ficou entre dois Ford GT na LMGTE Pro. Os Porsche, Aston Martin e Corvette, sem dúvidas, desafiarão mais na corrida.

Pedro Lamy, da Aston Martin Racing com o V8 Vantage número 98, manteve as honras do WEC na categoria LMGTE Am, segundo na classe ficou a Clearwater Racing Ferrari. Uma das poucas mudanças na ordem veio desta classe no segundo treino classificatório desta tarde, com Pat Long colocando seu Porsche número 88 em terceiro lugar.

Não há atividade de pista amanhã, então as equipes podem agora se preparar para a grande corrida que começa às 10h, horário de Brasília, do sábado, 18 de junho.