Constantino Jr é o primeiro pole do fim de semana da F1 em Interlagos

A Porsche GT3 Cup abriu os trabalhos no início da tarde desta sexta-feira em Interlagos com um treino classificatório muito apertado, no qual 11 dos 23 pilotos mais bem classificados estiveram separados por menos de um segundo. Melhor para o atual campeão e líder do campeonato, Constantino Jr, autor da melhor volta no qualificatório. O Porsche #0, que carrega nesta etapa o lastro mais pesado do grid, com 50 kg, registrou seu giro mais rápido em 1min38s215. É sua segunda pole em 2015.

Segundo carro mais pesado entre os inscritos, Ricardo Rosset, vice-líder e vice-campeão em 2014, vai dividir a primeira fila com Constantino, que foi três décimos mais rápido.

A segunda fila terá o vencedor da última corrida da temporada, Pedro Queirolo, em terceiro com o último campeão da Cup Sport, Eduardo Azevedo, em quarto. Daniel Schneider e Pedro Piquet dividem a terceira fila, com Franco Giaffone e Miguel Paludo a seguir.

Lico Kaesemodel e Gil Farah encerram o top10 –já que Ricardo Baptista foi removido do oitavo tempo para 13º no grid pois trouxe da etapa passada uma punição de cinco posições.

Na fila seguinte alinharão os dois Cup Master mais bem classificados: Tom Valle em 11º e Maurizio Billi em 12º. O piloto do Porsche #99 retorna ao grid da Porsche Cup neste evento após algumas etapas de ausência e foi o melhor representante da divisão para competidores acima dos 50 anos de idade na tomada de tempo.

A primeira corrida tem largada marcada para 16h15 deste sábado e previsão de 25 minutos mais uma volta.

A classe Challenge foi para pista no fim da tarde, depois do segundo treino livre da Fórmula 1. O campeão JP Mauro foi o primeiro Porsche 997 a entrar na pista e tratou logo de encabeçar a tabela de tempos.

Assim como Constantino Jr na Cup, JP carrega o lastro máximo de 50 kg, o que fez desta sexta-feira o primeiro dia da temporada em que os dois carros mais pesados encabeçaram as tabelas de tempos nas duas classes.

Flavio Sampaio matou a saudade da categoria em grande estilo e fechou a sexta-feira com o segundo tempo, conquistado em cima de pneus bastante usados. O dia só não foi perfeito para o debutante do Porsche #65 porque no minuto final do treino ele acabou tendo contato com outro carro rodado –sem maiores prejuízos à sua máquina.

O quali da Challenge abre as atividades dos carros de corrida mais vendidos no mundo neste sábado. Antes da prova da Cup, os 997 entram na pista para a definição do grid de largada para uma sessão de 35 minutos com início previsto para 15h20.

Declarações dos pilotos

Com certeza estou mais adaptado a 50 kg, mas acho que a condição adversa de apenas um treino com as novas zebras em São Paulo com pneu mais macio na traseira acabou permitindo aos pilotos mais experientes como eu e Rosset tirar vantagem de uma adaptação rápida

Na tomada deu certo mesmo com o peso, agora vamos ver na corrida, porque a partir da terceira volta fica mais sofrido em termos de desgaste do equipamento e temperatura. Mas o nível de competitividade que vimos hoje promete uma corrida muito embolada e talvez o lastro não faça tanta diferença.

Acabei andando um pouco mais que eu deveria, consegui essa volta logo no início e acabei ficando mais na pista que eu precisava –e gastando um pouco mais de pneu também. Agora vamos ver na corrida.

Constantino Jr, pole position da Cup

Estou me sentindo muito bem, muito contente neste fim de semana. É uma honra fazer parte desse evento e começamos com o pé direito. A pista está muito emborrachada e consegui aproveitar bastante o grip.

O ritmo do treino foi muito bom e realmente senti como o carro se comporta ao longo de meia hora, que é nossa situação de corrida. O tempo de voltas variou só uns três décimos, então estou contente.

JP Mauro, mais rápido do dia na Challenge

Porsche GT3 Cup – Interlagos F1 – Quali:

1. Constantino Jr., 1min38s215

2. Ricardo Rosset, a 0s352

3. Pedro Queirolo, a 0s412

4. Eduardo Azevedo, a 0s544

5. Daniel Schneider, a 0s672

6. Pedro Piquet, a 0s773

7. Franco Giaffone, a 0s818

8. Miguel Paludo, a 0s886

9. Lico Kaesemodel, a 0s931

10. Gil Farah, a 0s947

11. Tom Valle, a 1s021

12. Maurizio Billi, a 1s031

13. Ricardo Baptista*

14. Carlos Ambrósio, a 1s050

15. Rodolfo Ometto, a 1s320

16. Sylvio de Barros, a 1s324

17. Marcel Visconde, a 1s500

18. Guilherme Figueirôa, a 1s932

19. Marcio Basso, a 2s062

20. Sérgio Ribas, a 2s207

21. Carlos Silveira, a 2s287

22. Marcelo Stallone, a 3s671

23. Adalberto Baptista, sem tempo

*Punido com a perda de cinco posições no grid

Porsche GT3 Challenge – Treino livre:

1. JP Mauro, 1min43s484

2. Flávio Sampaio, a 0s372

3. Cristiano Piquet, a 0s728

4. Rodrigo Mello, a 0s879

5. Fabio Alves, a 0s893

6. Daniel Corrêa, a 0s905

7. Tom Filho, a 1s102

8. Paulo Tavares, a 1s158

9. Marcio Mauro, a 1s465

10. Paulo Pomelli, a 1s556

11. Manuel Mallo, a 1s697

12. Ramon Alcaraz, a 1s931

13. Gonzalo Huerta, a 1s969

14. Marcello Sarcinella, a 2s529

15. Beto Leite, a 3s015

16. Marcello Sant’Anna, a 4s836

17. Sun Moodley, a 6s980

18. Esteban Gini, sem tempo

19. The Tonny, sem tempo