Neuville supera Ogier na Itália e vence Rally da Sardenha

O belga arrebata a vitória do Rally da Itália em Sardenha, após um emocionante teste de velocidade no final.

Thierry Neuville venceu Sébastien Ogier por 0.8sec à frente do percurso de 6.96km, mas deu uma virada audaciosa em seu Hyundai i20 para superar o francês e conquistar sua terceira vitória da temporada por 0.7s. Agora Neuville ampliou sua liderança no campeonato sobre Ogier para 27 pontos.

Foi a terceira menor margem de tempo vitoriosa, nos 45 anos de história do WRC, igualando o sucesso dramático de Neuville na Argentina, no ano passado, quando ele fez um resultado similar e agarrou Elfyn Evans.

“Eu dei tudo, foi uma luta muito boa e uma diferença tão pequena no final. Precisávamos tomar uma decisão no início da última etapa e nossa decisão era ir para a vitória. Nós acreditamos fortemente e nos esforçamos muito”, disse Neuville.

Ogier partiu na penúltima etapa sem pegar seu cartão de tempo. O que mais tarde foi entregue a ele por Ott Tänak. Uma penalidade removendo os 22 pontos do piloto e 18 pontos de sua equipe, M-Sport Ford, caberia ser aplicada. Entretanto, os comissários suspenderam a aplicação, o que significa que só será aplicada se o fato se repetir. A equipe também foi multada em 10 mil euros.

Esapekka Lappi reduziu os 42,04 km de ação da etapa final, para alcançar o terceiro lugar em seu Toyota Yaris. Hayden Paddon superou as dores nas costas, devido a um acidente na etapa anterior em Portugal, para terminar em quarto no i20.

Mads Ostberg, depois de recomeçar com uma vantagem de 2.1sec, se distanciou para completar com 15.7seg de diferença, em quinto no seu Citroën C3. Craig Breen completou o top seis, depois de um final de semana em outro C3.

O campeonato faz agora um pausa no meio da temporada, antes de recomeçar nas estradas de cascalho da Finlândia – em Jyväskylä – de 26 a 29 de julho.

Posições principais:
1. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 3hr 29min 18.7sec
2. S Ogier / J Ingrassia FRA Ford Fiesta + 0.7sec
3. E Lappi / J Ferm FIN Toyota Yaris + 1min 56.3sec
4. H Paddon / S Marshall NZL Hyundai i20 + 2min 55.2sec
5. M Østberg / T Eriksen NOR Citroën C3 + 3min 10.9sec
6. C Breen / S Martin IRE Citroën C3 + 4min 31.7sec

Posições no campeonato (após a etapa 7 de 13)
1. T Neuville 149pts
2. S Ogier 122pts
3. O Tänak 79pts

 

WRC - Rally da Italia em Sardenha

Foto: AFP/ Andreas Solaro