Porsche ‘Pink Pig’ domina na GTE-Pro em dobradinha da Porsche nas 24h de Le Mans

O No. 92 Porsche 911 RSR de Kevin Estre, Michael Christensen e Laurens Vanthoor reivindicou a honra de classe GTE-Pro nas 24 Horas de Le Mans, com o fabricante alemão conquistando um resultado histórico de 1-2.

O “Pink Pig” nunca deixou escapar a vantagem de sua classe depois que Estre pulou para a dianteira durante um período de Safety Car na quarta hora, com o pacote da Porsche mostrando o ritmo mais rápido em torno do Circuit de la Sarthe.

Estre viu a bandeira quadriculada 48 segundos à frente de Richard Lietz no Porsche nº 91, com tema da Rothmans, que o austríaco compartilhou com Gianmaria Bruni e Frederic Makowiecki.

Ele marcou a primeira vitória da Porsche na classe GTE-Pro desde 2013, quando também reivindicou um 1-2 com a geração anterior do 911 RSR, e a primeira vitória de 24 horas para o carro de motor central que também levou as honras da classe neste ano nas 12 Horas de Sebring.

O carro nº 92 pulou para o que acabou por ser uma vantagem inatacável logo após Vanthoor entregar o carro a Estre na quarta hora.

Um período de Safety Car no momento ideal, que foi chamado para limpar detritos causados por um furo para o No. 38 Gibson, ocorreu não muito tempo depois da troca.

Quando o Safety Car foi chamado, vários carros da GTE-Pro, incluindo o Porsche nº 91 e o Ford GT nº 68, entraram correndo nos boxes, apenas para serem mantidos por uma luz vermelha no final do pit-lane.

Essa paralisação custou ao grupo principal cerca de dois minutos, enquanto Estre passou a herdar uma enorme vantagem na pista.

A tripulação do ‘Pink Pig’ conseguiu a diferença durante a noite e no domingo sem incidentes, enquanto os outros corredores tentavam em vão fazer incursões.

O carro número 91 da Porsche, enquanto isso, estava envolvido em uma luta tensa no último quarto de prova com o número 68 da Ford.

Makowiecki foi pressionado por Sebastien Bourdais, que se beneficiou de um período de Safety Car na 19ª hora para entrar na traseira do francês.

Bourdais colocou ao lado do Porsche na primeira chicane de Mulsanne, mas Makowiecki fechou a porta enquanto a dupla corria de um lado para o outro nas seções mais rápidas do percurso de 8,5 milhas.

O piloto da Ford, em seguida, produziu uma bela ultrapassagem pelo lado de fora na curva da direita antes da Indianápolis, mas Makowiecki espalhou nas Curvas da Porsche enquanto Bourdais escapava por fora para evitar o incidente antes de voltar para pista.

Dirk Mueller, que Bourdais fez uma parceria junto com Joey Hand, assumiu o Porsche no período final, mas caiu pouco mais de um minuto antes de atrapalhar a dobradinha.

O carro número 71 da Ford, dirigido por Andy Priaulx, Harry Ticnknell e Tony Kanaan, terminou dois minutos e 45 segundos, em quarto, depois de se recuperar de uma penalidade de drive-through na sexta hora por excesso de velocidade em uma zona lenta.

Este foi o único outro carro da GTE-Pro a terminar na volta do líder, com o No. 63 Corvette C7.R de Jan Magnussen, Antonio Garcia e Mike Rockenfeller uma volta atrás, em quinto.

O carro irmão da Corvette retirou-se na hora 20 depois de ser afetado por problemas de suspensão desde o início.

O nº 52 AF Corse Ferrari 488 GTE terminou a duas voltas, em sexto, enquanto o nº 66 da Ford ficou mais uma volta atrás, em sétimo, com o melhor da nova geração Aston Martin Vantages terminando quatro voltas atrás, em nono.

O BMW Team MTEK correu com os líderes durante a madrugada, mas sua disputa pelo pódio foi frustrada por problemas para os dois BMW M8 GTEs de Le Mans.

O carro número 81 sofreu reparos em uma falha de amortecedor dianteiro, que lhe retirou da volta do líder, antes que questões de suspensão atrapalhassem sua recuperação mais tarde.

O carro número 82, enquanto isso, abandonou na 16ª hora quando Alexander Sims bateu nas Porsche Curves.

 

Confira o resultado da GTE-Pro da 86ª edição das 24 Horas de Le Mans (posições em relação à classificação geral):

17) [LMGTE Pro] Michael CHRISTENSEN / Kevin ESTRE / Laurens VANTHOOR (Porsche GT Team #92)
18) [LMGTE Pro] Richard LIETZ / Gianmaria BRUNI / Frédéric MAKOWIECKI (Porsche GT Team #91)
19) [LMGTE Pro] Joey HAND / Dirk MÜLLER / Sébastien BOURDAIS (Ford Chip Ganassi Team USA #68)
20) [LMGTE Pro] Jan MAGNUSSEN / Antonio GARCIA / Mike ROCKENFELLER (Corvette Racing #63)
22) [LMGTE Pro] Toni VILANDER / Antonio GIOVINAZZI / Luis Felipe DERANI (AF Corse #52)
23) [LMGTE Pro] Stefan MÜCKE / Olivier PLA / Billy JOHNSON (Ford Chip Ganassi Team UK #66)
24) [LMGTE Pro] Alessandro PIER GUIDI / James CALADO / Daniel SERRA (AF Corse #51)
25) [LMGTE Pro] Marco SØRENSEN / Nicki THIIM / Darren TURNER (Aston Martin Racing #95)
26) [LMGTE Pro] Davide RIGON / Sam BIRD / Miguel MOLINA (AF Corse #71)
29) [LMGTE Pro] Patrick PILET / Nick TANDY / Earl BAMBER (Porsche GT Team #93)
35) [LMGTE Pro] Martin TOMCZYK / Nicky CATSBURG / Philipp ENG (BMW Team MTEK #81)
38) [LMGTE Pro] Andy PRIAULX / Harry TINCKNELL / Tony KANAAN (Ford Chip Ganassi Team UK #67)
39) [LMGTE Pro] Alexander LYNN / Maxime MARTIN / Jonathan ADAM (Aston Martin Racing #97)
41) [LMGTE Pro] Ryan BRISCOE / Richard WESTBROOK / Scott DIXON (Ford Chip Ganassi Team USA #69)
49) [LMGTE Pro] Oliver GAVIN / Tommy MILNER / Marcel FÄSSLER (Corvette Racing #64)
53) [LMGTE Pro] Augusto FARFUS / Antonio Felix DA COSTA / Alexander SIMS (BMW Team MTEK #82)
58) [LMGTE Pro] Romain DUMAS / Timo BERNHARD / Sven MÜLLER (Porsche GT Team #94)