Porsche 919 modificado quebra recorde de Lewis Hamilton em Spa

Neel Jani, ex-campeão mundial de Endurance da FIA, foi quem estava no volante do 919 Hybrid ‘Evo’ modificado, que registrou a volta de (1m41.770s) no circuito de Spa, novo recorde não oficial da pista.

A volta realizada no 919 Hybrid LMP1 da Porsche, na segunda-feira (9), bateu o tempo de (1m42.553s) realizado por Lewis de Hamilton em 2017, durante o GP da Bélgica de Fórmula 1.

A Porsche está entrando em uma nova fase com o seu LMP1, depois da saída da fabricante alemã da principal categoria do WEC. Por isso, o 919 agora aposentado, recebeu inúmeras alterações, em uma tentativa de demonstrar o que o carro é capaz de fazer sem as restrições de regulamento.

Entre as mudanças feitas no 919 ‘Evo’ estão: um difusor alargado na frente e asa traseira, adição de DRS na parte frontal e traseira e consideravelmente mais potência. Neel Jani atingiu uma velocidade máxima de 359 kmh, graças ao motor V4 de 2.0 litros, que foi ajustado para produzir cerca de 720 bhp – comparado com os 500 bhp anteriores devido às regulamentações de fluxo de combustível na classe LMP1 do WEC.

O sistema híbrido do carro também foi ajustado, para fornecer 40bhp adicionais, em comparação com a versão que competiu no ano passado.

“O 919 Evo é brutalmente impressionante. É definitivamente o carro mais rápido que já pilotei. O nível de aderência está em uma dimensão totalmente nova para mim, eu não poderia imaginar essa quantia de antemão”, comentou Jani.

O 919 ‘Evo’ vai ainda poder ser visto em ação, durante os preparativos para as 24 Horas de Nürburgring em maio. Além de estar presente no Festival de Velocidade de Goodwood em julho, em Brands Hatch em setembro e em Laguna Seca em outubro.