Estreante nas 24 Horas de Le Mans, Montoya é o mais perto da “Tríplice Coroa”

Juan Pablo Montoya, o piloto de 42 anos, vai fazer sua primeira participação nas lendárias 24 Horas de Le Mans dividindo o United Autisports #32 Ligier com dois pilotos que somados dão sua idade, Will Owen (23) e Hugo de Sadeleer (21) – com o colombiano o mais perto da famosa “Tríplice Coroa” do que qualquer outro piloto em atividade.

Em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, Montoya demonstra não sentir nenhuma pressão: “Se conseguirmos um bom resultado, será ótimo. Mas se não, eu estou bem com isso. Estou feliz por estar aqui.”

Em 3 de junho, no dia de teste, Montoya entrou na pista pela primeira vez no circuito das 24 Horas de Le Mans apenas algumas horas depois de terminar em terceiro na etapa de Detroit do IMSA SportsCar.

Montoya é especialista em circuitos rápidos. Em 2001, ele marcou sua primeira vitória na Fórmula 1, em Monza, na Itália. Em 2000 e 2015, ele venceu as 500 Milhas de Indianápolis. E em 2014, no circuito oval de Pocono, ele fez a corrida mais rápida com duração de 500 milhas de todos os tempos: 800 km a uma média de 325 km/h em menos de 2 horas e 30 minutos.

Depois de sua primeira corrida no lendário circuito de Sarthe, o colombiano disse: “As curvas são extremamente rápidas. Elas são verdadeira curvas rápidas, no sentido de que, se você bater, poderá se machucar. Há uma específica antes de Indianápolis. E nas Curvas da Porsche, você mantém a maior velocidade possível.”

Montoya também está familiarizado com corridas longas, contando com três vitórias no Rolex 24 em Daytona (2007, 2008 e 2013) em um circuito oval que para ele inclui uma diferença crucial para Le Mans, “em Daytona, eu sempre posso ficar dentro do mesmo décimo, mas isso é impossível no circuito de Le Mans.

“É maravilhoso, mas não é fácil, há muitas ‘pegadinhas’. Fiquei surpreso com o quão exigente é este circuito. Leva bastante tempo para completar uma volta, se você não se manter focado, pode esquecer o que virá na próxima volta. Mas me mantive rápido durante o Dia de Teste.”

Montoya fez 94 GPs, vencendo sete vezes ao longo dos cinco anos entre Williams e McLaren. Ele é um dos 24 ex e atuais pilotos de F1 competindo em Le Mans neste ano.

Notavelmente, esforços estão sendo feitos na busca de Fernando Alonso pela Tríplice Coroa – vencer a Indy 500, 24 Horas de Le Mans e o GP de Mônaco de F1 – mas Montoya está à frente do espanhol na ‘corrida’ para igualar o feito de Graham Hill, único piloto da história que conseguiu o feito.

Montoya venceu o Grande Prêmio de Mônaco em 2003 com a Williams e já venceu duas vezes a Indy 500 com a Chip Ganassi Racing em 2000 e em 2015 com a Penske.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *