Pro-Mazda: Terceiro pódio para Carlos Cunha Filho nos Estados Unidos

Dois pódios e uma pole position no Pro Mazda no final de semana em Mid-Ohio

O piloto Carlos Cunha Filho sobe pela terceira vez ao pódio, na sua primeira temporada de automobilismo fora do Brasil. Duas delas, neste final de semana no tradicional circuito Mid-Ohio Sports Car Cource, em Lexington, Estados Unidos, de onde sai também, com sua a primeira pole position em pistas norte-americanas. O final de semana intenso com três provas do Pro Mazda Championship – 7ª, 8ª e 9ª etapas, foi uma clara demonstração da evolução que vem tendo o piloto de 17 anos no seu primeiro ano no automobilismo internacional, onde tudo é novo: pistas, carro, relacionamento com membros de equipe de outro país e o clima de muita dedicação e trabalho no programa Mazda Road to Indy, correndo pela categoria que antecede a Indy Lights, último degrau antes da Fórmula Indy.

“Estou feliz por ter conseguido dois pódios e uma pole position em Mid-Ohio. Melhoramos o carro e andamos no ritmo do Franzoni (Victor, também brasileiro e segundo colocado no campeonato). A ultrapassagem aqui é muito difícil mas consegui me manter no mesmo ritmo”, comemora Carlos Cunha Filho. Nesta prova de domingo Cunha Filho largou em segundo ao lado do australiano Anthony Martin (Cape Motorsport) e viu Victor Franzoni (Juncos Racing) ultrapassá-lo logo na largada para depois chegar a ficar três centésimos de segundo do seu concorrente brasileiro. “Já conseguimos acertar o carro para a corrida, mas sempre tenho mais dificuldades nas duas ou três primeiras voltas. Vamos trabalhar isso agora já que temos um carro que anda entre os três primeiros durante a corrida”, conta o piloto. Carlos Cunha Filho está tendo total apoio da EMS, indústria farmacêutica do Brasil nessa primeira investida no automobilismo fora do país.

A próxima etapa do Pro Mazda Championship será nos dias 25 e 26 de agosto no Gateway Motorsports Park em Madison, Illinois. A categoria marcou para dia 10 de agosto uma série de cinco treinos no mesmo dia para o reconhecimento da pista já que é o único circuito oval da temporada. No caso de Carlos Cunha Filho, tudo é completamente novo e mesmo assim se anima. “Vou trabalhar muito com a equipe para conhecer as técnicas de um circuito oval. Não sei nada agora, mas pode ter certeza que vou saber na hora”, afirma Carlos Cunha Filho.

Resultado da 9ª etapa do Pro Mazda Championship – Mid-Ohio

  1. Anthony Martin (AUS/Cape Motorsport) 30min58s245
  2. Victor Franzoni (BRA/Juncos Racing) +13s9957
  3. Carlos Cunha Filho (BRA/Team Pelfrey) + 1s0148
  4. TJ Fischer (EUA/Team Pelfrey) 156 pts + 8s9879
  5. Sting Ray Robb (EUA/World Speed Motorsports) + 0s8691
  6. Nikita Lastochkin (RUS/Team Pelfrey) + 7s9334