Piloto amazonense é campeão da 1ª Copa Minas de Fórmula Vee

O piloto amazonense Gabriel Silva conquistou neste domingo (6/8) o título da 1ª Copa Minas de Fórmula Vee, encerrada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (a 175 km de Belo Horizonte).

Foi a primeira conquista de Gabriel Silva, de 19 anos, na categoria. E ele não precisou nem mesmo vencer uma prova sequer. Nas quatro corridas disputadas em Curvelo, ele terminou todas em segundo lugar.

“Sem dúvida, foi uma conquista de muita estratégia”, disse Gabriel Silva. “E devo muito a isso aos conselhos que recebi do Wilsinho Fittipaldi (consultor e instrutor da FVee), que me mostrou que para ser campeão é preciso acima de tudo dirigir com a cabeça e evitar erros.”

Neste domingo, Gabriel seguiu os conselhos de Wilsinho. Na primeira prova, ele ficou atrás de Zigomar Junior por apenas 0s493. Ele acabou ainda favorecido pela desclassificação de Cristiano Denardi. O então líder do campeonato foi punido por uma ultrapassagem irregular quando o safety car estava na pista e praticamente perdeu as chances de ser campeão.

Na segunda prova, Gabriel Silva precisava apenas de mais um segundo lugar para garantir o título. E foi justamente o que aconteceu. A vitória ficou com Denardi, após largar em último.

Na classificação final, Gabriel terminou com 62 pontos, contra 53 de Denardi. O mineiro Wilton Pena, que disputou apenas a primeira etapa, foi o melhor piloto local. Ele terminou em sexto lugar.

Título especial

“Desde a minha primeira corrida em Curvelo, em março, eu adorei este autódromo. E ser campeão na Fórmula Vee pela primeira vez, justamente aqui, sem dúvida foi especial”, afirmou o amazonense.

“O Gabriel Silva mostrou muito amadurecimento até aqui”, afirma Wilsinho Fittipaldi. “Ele tem sido um piloto muito constante, rápido e sem cometer erros. São qualidades fundamentais para um bom piloto e que tem uma carreira promissora pela frente.”

Em seu ano de estreia, Gabriel Silva já é um dos destaques na categoria. Sua meta agora é correr em busca do principal título da Fórmula Vee, no Campeonato Paulista.

“Em Interlagos, eu reagi nas últimas provas e alcancei os primeiros colocados. E estou na briga por mais este título, com certeza”, disse. Gabriel Silva é o terceiro na classificação, faltando três etapas. A próxima será no dia 19 de agosto.

Copa Minas 2018

Após duas etapas e quatro provas em Curvelo, a Fórmula Vee já faz planos para a 2ª Copa Minas, em 2018. “As provas deste ano foram ótimas e a intenção é voltar no próximo ano com um campeonato mais forte e com mais etapas”, disse Flávio Menezes, diretor da FVee.

“Queremos criar um Campeonato Mineiro e também em outros estados para, no final da temporada, termos a definição do campeão nacional, numa prova especial em Interlagos. Este é o grande objetivo da Fórmula Vee em 2018”, afirma Wilsinho Fittipaldi

 

Classificação final da 1ª Copa Minas de Fórmula Vee:

1) Gabriel Silva – 62 pontos

2) Cristiano Denardi – 53 pontos

3) Zigomar Junior – 49

4) Lélio Assumpção – 38

5) Rodrigo Rosset – 27

6) Wilton Pena – 16

7) Gabriel Paulino – 14

8) Gustavo Consoli – 14

9) Thiago Vaz – 12

10) Mauro Neuenschwander –10

11) Wesley Bambirra – 6

12) Gustavo Mascarenhas – 6

13) Weldes Campos – 6

14) Bernardo Mattos – 4

15) Murillo Latorre – 2

16) Túlio Tomagnini – 2

17) José Aburachid – 1