Fórmula Vee revive carro de José Carlos Pace neste domingo em Interlagos

Com a mesma pintura utilizada na década de 1960, carro faz homenagem e corre no GP José Carlos Pace de FVee, neste sábado e domingo

O Fórmula Vee branco número 2, com duas listras vermelhas no bico, voltou a Interlagos nesta sexta-feira após exatos 50 anos. O carro estilizado é uma homenagem ao piloto José Carlos Pace, que fez sua estreia na FVee em 1967. O modelo é uma das atrações deste fim de semana do GP em memória de um dos maiores nomes do automobilismo nacional.

O jovem piloto Thiago Vaz é quem irá pilotar o carro nas provas deste sábado e domingo no GP José Carlos Pace de FVee, no autódromo que também leva o seu nome, em Interlagos. A corrida no sábado é válida pela segunda etapa do Campeonato Paulista.

“É uma grande honra poder competir com um carro que lembra um dos maiores pilotos da história, que como eu começou a correr justamente aqui, na Fórmula Vee”, diz Thiago Vaz, de 25 anos. “Quem sabe eu não consiga repetir a histórica vitória do Pace em Interlagos, no GP Brasil de F1 em 1975. Vou fazer o possível para levar o nome dele mais uma vez ao lugar mais alto do pódio.”

O carro emocionou também um dos ex-companheiros de Pace e grande amigo, Wilsinho Fittipaldi. Eles competiram juntos na FVee na década de 1960, ao lado também de Emerson Fittipaldi, e depois seguiram para a Europa, até os três chegarem à F1.

“Eu me lembro bem deste carro, porque fui eu quem o construí, era chamado na época de Fitti-V. Fizemos mais de 50”, conta Wilsinho. “É emocionante poder vê-lo na pista novamente, e ainda prestar esta homenagem não só ao piloto, mas ao grande amigo de tantas provas e conquistas.”

No último dia 18 de março, a morte de Pace completou 40 anos. Ele foi vítima de um acidente com um avião monomotor em Mairiporã, próximo a São Paulo. Na época, ele competia pela equipe Brabham na F1.

A largada do GP José Carlos Pace neste sábado será às 11h. No domingo, a prova terá início às 8h30.

Convidados especiais, inclusive familiares de Pace, são esperados em Interlagos para acompanhar as corridas.