Hitech Piquet Sports iniciará testes na próxima semana

Os pilotos Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão viajam nesta quarta-feira para a Europa, a fim de iniciar os testes de pré-temporada na Fórmula GP2. Os companheiros na Hitech Piquet Sports farão os primeiros testes com o Dallara-Renault Mecachrome no circuito de Paul Ricard, na França, entre os próximos dias 23 e 25. Xandinho estará na quinta-feira na sede da equipe, em Silverstone (Inglaterra), para tirar as medidas do banco do carro. Nelsinho fará o mesmo no dia seguinte.

Nesta terça-feira, em São Paulo, os dois falaram das expectativas em relação à estréia da nova categoria. Nelsinho admitiu que estará sendo observado de perto, não apenas pelo fato de ser o atual campeão da Fórmula 3 inglesa, mas também por ser filho do tri da Fórmula 1 e pelos recentes testes na BAR e, anteriormente, na Williams. “Acho que realmente tenho chances de fazer um bom campeonato”, afirmou. Xandinho lembrou que os objetivos imediatos são de adaptação ao carro, às pistas e à nova vida na Europa. “Meu projeto é de três anos. Poderia ter ido para a Fórmula 3 inglesa, mas o formato das corridas da Fórmula GP2 se assemelha mais ao da Fórmula 1, inclusive na parada para troca de pneus e da distância das corridas”, explicou.

Felipe Massa, da Sauber Petronas, prestigiou a apresentação dos pilotos da Hitech Piquet Sports. Descontraído, pegou o microfone reservado aos jornalistas e, depois de citar as semelhanças de decoração entre o monoposto da GP2 e o da Sauber, perguntou. “Vocês vão me deixar dar uma voltinha?” A Hitech Piquet Sports, que na primeira temporada demandará investimentos de 1,9 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 9,5 milhões), alinhará uma dupla de pilotos que soma nada menos do que três atuais títulos: Nelsinho conquistou a Fórmula 3 inglesa no ano passado, enquanto Xandinho foi campeão sul-americano da Fórmula 3 e do Brasileiro de Endurance.

A Fórmula GP2 está modernizando o espaço aberto pela extinção da Fórmula 3000 em 2004. Tem como destaque a alta tecnologia e a potência dos motores de cerca de 600 cavalos, que geram velocidade final aproximada de 320 km/h. As provas serão disputadas em rodada dupla – uma corrida aos sábados, com 180 km de duração, e outra, no domingo, com apenas 80 km – na programação da Fórmula 1 na Europa. O campeonato será aberto em Ímola, dias 23 e 24 de abril, e encerrado em 24 e 25 de setembro, no Bahrein.

Xandinho tem em comum com o companheiro de equipe o fato de também ter no pai um grande nome do automobilismo verde-amarelo, o ex-piloto de Stock Car Xandy Negrão. Xandinho teve uma passagem de sucesso pelo kart e, em 2003, pulou direto para a Fórmula 3 sul-americana. Fechou o campeonato em terceiro. Em 2004, além dos títulos da F-3 sul-americana e do Brasileiro de Endurance, Xandinho tornou-se o piloto brasileiro que mais vezes venceu no ano: 14. Em janeiro de 2005, ganhou as Mil Milhas Brasileiras, sendo o mais jovem ganhador dos 49 anos de história da prova.

O diretor técnico Felipe Vargas lembra que o fato de a Hitech Piquet Sports ter sido selecionada como um dos times que disputarão a GP2 é estimulante. “Como um time brasileiro que veio para a Europa há apenas dois anos competir com algumas das melhores equipes do mundo, essa nova fase nos dá uma enorme sensação de crescimento. Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar nessa categoria e confiantes em fazer um bom trabalho.”