Sebastian Vettel vence pela primeira vez a Race of Champions

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, teve um grande desempenho para superar 19 outras estrelas do esporte à motor e venceu a Race of Champios pela primeira vez nesta tarde de ação no Estádio Olímpico de Londres.

Depois do triunfo da equipe Inglaterra ontem à noite na Nations Cup, toda a cooperação acabou hoje assim que a competição individual Race of Champions colocou os maiores nomes do esporte em carros idênticos num circuito completamente novo.

A grande final, disputada num formato melhor de três, foi disputada entre dois dos maiores nomes do esporte à motor do mundo. Mas, no final, viu Vettel superar o nove vezes campeão das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen, para tornar-se Campeão dos Campeões pela primeira vez.

Vettel nunca esteve na grande final da Race of Champions antes, apesar de suas seis vitórias na Nations Cup em parceria com Michael Schumacher pela equipe Alemanha. Kristensen, em contraste, esteve na grande final não menos do que quatro vezes sem nunca ter conseguido sair vencedor.

Nas semifinais, Vettel superou o atual Campeão dos Campeões, David Coulthard, por 2 a 1 depois de o escocês queimar a largada na bateria decisiva. A outra corrida viu o fim de um inspirado campeão da Blancpain Endurance Series, Alex Buncombe, que foi superado por 2 a 0 por Kristensen.

Os vencedores da noite passada da Nations Cup pela Inglaterra, Andy Priaulx e Jason Plato, finalmente pagaram o preço por suas celebrações nas quartas de final, perdendo para Kristensen e Buncombe, respectivamente.

Nas outras quartas de finais, Vettel superou seu companheiro de Alemanha, o vencedor de 2015 das 24 Horas de Le Mans, Nico Hulkenberg. Já outra estrela da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa, foi eliminado por Coulthard por apenas quatro centésimos de segundo.

Em sua última aparição em corridas Susie Wolff saiu com uma derrota para seu compatriota Coulthard. Outras oitavas de finais incluíram o veterano do rally Petter Solberg superado por Vettel, Daniel Ricciardo superado por outro piloto de F1 Hulkenberg, e o atual campeão da Fórmula E, Nelsinho Piquet, superado por Kristensen.

Houve um grande desapontamento para o público local ao ver o campeão mundial de F1, Jenson Button, superado por Massa, mas seus compatriotas fizeram melhor. Plato superou Romain Grosjean e Priaulx superou o vencedor da Indy 500, Ryan Hunter-Reay. Então Buncombe derrotou Bradley Philpot, que substituiu o campeão da MotoGP, Jorge Lorenzo.

Os perdedores da primeira rodada foram o campeão do WTCC, José Maria López, superado por Hunter-Reay, e o campeão do DTM, Pascal Wehrlein, que perdeu para Priaulx e não conseguiu repetir sua participação na grande final de 2014. A lenda do motociclismo Mick Doohan perdeu para Philpot, enquanto o campeão do GP2, Jolyon Palmer, foi derrotado por Buncombe.